A Prefeitura está com processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada na realização de ações de combate à dengue, transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Com 867 casos confirmados até a última sexta-feira, em um total de 1.455 notificações, o contágio da doença em Mogi Mirim já é tratado pela Secretaria de Saúde desde o primeiro semestre como uma situação de emergência, com números superiores aos registrados no ano passado.
O edital para a contratação da empresa foi publicado no último dia 16, e ficará aberto até o dia 3 de setembro. Após isso, será definida a vencedora do processo. O pregão consiste na contratação de uma equipe composta por cinco funcionários e um supervisor, para a realização de ações que combatem a dengue, que passaria pela nebulização em casas, ruas, prédios públicos, terrenos, construções e imóveis em geral.
É previsto no processo, que caso a empresa não tenha a necessidade de aplicação do inseticida, os funcionários deverão ser alocados em outras atividades relacionadas ao controle da dengue, como visitas domiciliares, que consistem no trabalho de cada em casa em bairros da cidade, orientação e eliminação de criadouros, chamados de ‘controle mecânico’. Busca ativa, pesquisa, levantamento de novos casos, entre outros serviços, também estão previstos no cronograma de trabalho.
Conjunto
Segundo a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a empresa vencedora do processo licitatório começará as atividades em até 15 dias após a homologação do resultado. A expectativa é que as ações sejam colocadas em prática já em setembro. Ela irá atuar em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, setor que trata os casos de dengue e desenvolve ações ao longo do ano no combate ao mosquito transmissor.
No primeiro semestre a Prefeitura chegou a organizar mutirões em bairros com maior foco da doença, como Parque do Estado II, Tucura, Centro, Linda Chaib, Guaçu-Mirim, Jardim Nazareth, Santa Cruz, entre outros. Até o momento o Executivo não divulgou a realização de um novo mutirão para as próximas semanas.