Além da contenção de gastos, mais uma medida adotada pelo Executivo no ano passado se repetirá neste ano. Publicado no Diário Oficial do Município no último sábado, um decreto informa que haverá ponto facultativo nas repartições públicas de 19 a 30 de dezembro, com a retomada das atividades somente no dia 2 de janeiro do ano que vem.
Na Saúde, haverá paralisação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto para a Antônio Albejante, na zona Leste, que recepcionará os usuários das unidades Vanderlei Silva Bueno e José Antônio Seixas. A situação ainda se repetirá em outras duas regiões da cidade.
Na zona Norte, a UBS da Santa Clara atenderá os usuários das unidades do Jardim Paulista, Parque do Estado e da Santa Cruz; na zona Sul, a UBS da Maria Beatriz ficará com os pacientes das unidades do Jardim Planalto, Aterrado e Martim Francisco. Atuarão em sistema de plantão a Vigilância Epidemiológica e Laboratório de Análises Clínicas e o setor de transporte. Os serviços disponibilizados no plantão consistirão em curativos, inalação, vacina, farmácia e laboratórios.
O Creas irá funcionar como pólo central, também atuando em sistema de plantão, visando atender os serviços da secretaria de Assistência Social, Cras e Vigilância Sócio-Assistencial, transferência de renda e amparo ao Conselho Tutelar, com os demais órgãos fechados.
Mais
Em cada secretaria que estiver em sistema de plantão, os respectivos secretários deverão emitir escala com dia e horário de revezamento de trabalho e os servidores públicos cedidos a outros órgãos e entidades, por força de convênio ou ajustes feitos junto ao município, cumprirão a jornada de trabalho no setor aonde prestarem serviços. As férias já autorizadas ou que estejam sendo tiradas não serão canceladas ou alteradas.
Sem descanso
Considerados serviços essenciais, a Prefeitura não concederá ponto facultativo ao Bombeiros, Bem Estar Animal, Cemitério e Velório Municipal, Banheiro Público, Conselho Tutelar, equipe de emergência do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Guarda Civil Municipal e setor de transporte coletivo que fiscaliza as linhas de ônibus. A medida vale ainda para o Zoológico e setor operacional da secretaria de Obras, Planejamento e Serviços.
A Auditoria Fiscal, Gestão de Pessoas e Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas) atuam em sistema de plantão. Dentro da Secretaria de Finanças, os setores de Contabilidade, Tesouraria, Fiscalização Tributária e Patrimônio irão trabalhar internamente.