sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaquePrefeitura vai restaurar prédio da antiga Estação da Mogiana

Prefeitura vai restaurar prédio da antiga Estação da Mogiana

Já tramita pelas comissões permanentes da Câmara Municipal o Projeto de Lei 124, de autoria do prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT), que autoriza o Município a executar obras de restauração no prédio da antiga Estação da Companhia Mogiana. O projeto, previamente aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural de Mogi Mirim (COMPHIC-MM), prevê melhorias no telhado, paredes e acessórios de segurança, além de obras para exploração do turismo ferroviário.

Em sua mensagem anexa à propositura, Paulo Silva destaca que a antiga Estação da Companhia Mogiana é um patrimônio histórico de Mogi Mirim, inaugurado por Dom Pedro II, em 1875, e que hoje faz parte do Espaço Cidadão, ambiente utilizado para eventos e feiras livres, além de ser classificada como um dos principais atrativos turísticos da cidade, pois é visitada para contemplação de sua beleza arquitetônica, que é do século 19.

Com a reforma, Paulo Silva ressaltou que será possível ampliar a visitação e ações no local, além de se tornar também um espaço de informação turística da cidade e, por ter uma localização privilegiada na zona central, a exploração do turismo ferroviário e de eventos será beneficiada.

O projeto de melhorias contempla serviços de raspagem das paredes, aplicação de impermeabilizante nas áreas afetadas pela umidade para chapisco e do reboco para posterior pintura; manutenção do vidro; troca dos guias de trilhos das duas portas do auditório, raspagem de todo taco do chão da biblioteca, calafetação e aplicação do verniz e substituição das películas dos vidros existentes.

Também será feita a retirada de 30% do telhamento em telhas francesas para a troca, conforme necessidade, e a retirada de todas calhas e rufos, raspagem e calafetação de toda estrutura do telhado de madeira aparente, aplicação de imunizante para madeiras e depois de todo esse processo para restauração, fazer a aplicação de verniz.

O projeto também prevê a execução de uma cobertura para vagão do trem, que será implantado posteriormente no local para visitação, bem como a construção de um alicerce para receber um monumento em homenagem aos imigrantes italianos. A escultura do monumento já foi doada ao Município.

As obras também contemplarão iluminação e sinalização de emergência, detector de fumaça, manutenção da bomba e abrigo do hidrante e serviços na rede elétrica. O projeto está orçado em cerca de R$ 612 mil e os recursos para custear a restauração virão do repasse da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo a Mogi Mirim, por ser classificado como Município de Interesse Turístico (MIT). Vale informar que a Prefeitura já abriu licitação para contratação da empresa que será responsável pelas obras de restauração da edificação.

Como o prédio da antiga Estação da Companhia Mogiana é tombado por lei municipal, haverá a necessidade da Prefeitura realizar ao menos duas audiências públicas para conhecimento e discussão sobre o projeto. As audiências serão agendadas tão logo o projeto de lei passar pelo crivo dos vereadores.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments