Vilmar Dacampo
Lembro-me de minha infância e como a questão da mesa era tratada com seriedade na distante colônia de italianos onde morava no Rio Grande do Sul! Hoje já não se conserva mais o bom costume de, diariamente, as famílias sentarem à mesa. Hoje muito do que se vê de conflito familiar, violência doméstica e esfriamento dos relacionamentos são devido à negligência da mesa.
Já existem casas com arquiteturas onde se abriu mão de mesa, e em lugar dela optou-se por banquetas e balcões. As refeições são feitas em horários diferentes e lugares diversos, em frente à TV, computadores ou no próprio trabalho. Perdeu-se a linda imagem da família reunida na mesa! O “corre corre” da vida não permite mais tempo de ficar em casa e sentar-se à mesa! Estudos recentes apontam um dado assustador, onde cerca de 80% das pessoas têm dificuldades de sentar para comer junto.
Será que algo tão simples, como negligenciar as refeições familiares, pode nos causar males?
A resposta é sim!!!
Pesquisa científica também aponta que famílias que cultivam o hábito de comer juntos à mesa desenvolvem uma qualidade de vida melhor.
– São mais inteligentes e amorosos.
– Os laços familiares são mais fortes.
– Ficam menos doentes.
– Enfrentam melhor os desafios da vida.
A ciência médica só confirma o que a fé já conhecia e ensinava. A bíblia trata a questão da mesa com naturalidade e responsabilidade.
Em cada livro dela, a mesa é apresentada como um lugar de honra! E ao chegar ao último livro de Apocalipse fala da mesa eterna onde estará sentada toda a grande família que foi salva em Cristo. Apocalipse 19.
No conhecido Salmos 23 se diz:
“Prepara uma mesa na presença dos meus inimigos e o meu cálice transborda”.
Sugiro que o leitor prepare a mesa!!! A mesa da comunhão, da união, do sentar em família! Pelo menos uma vez por dia, faça uma refeição em família!
Mesa fala de aproximação! Aproxime-se de sua família! Ela é seu maior bem nesta terra!
Forte abraço.
Bispo Vilmar Dacampo, nascido em Erechin-RS, formado em Teologia, é ex-comerciante e tem 29 anos de pastorado.