Na segunda-feira (11), a presidente da Câmara, Sonia Módena (Cidadania), se reuniu com a diretoria da Escola Técnica de Mogi Mirim, a Etec “Pedro Ferreira Alves”, com o intuito de discutir as possibilidades de parceria objetivando a revitalização estrutural da Câmara, tanto interna quanto externamente.
“Inicialmente solicitamos a presença do diretor da Etec, André Luiz, para sabermos de que forma poderíamos contar com o apoio da escola, mediante é, claro, às nossas necessidades, através de seus professores e alunos, uma vez que os mesmos desenvolvem projetos durante os cursos”, explicou a presidente.
Mediante as necessidades da Casa Legislativa e das possibilidades de apoio da Etec, foi pleiteado pela presidência estudo sobre um projeto de terminal de votação, com a finalidade de possibilitar ao vereador a votação de seu assento, sem a necessidade de se deslocar até a tribuna.
“Acho importante essa iniciativa, uma vez que, vimos nessa “onda” de pandemia, a importância de utilizar objetos individualizados. É claro que tomamos os cuidados espirrando álcool no microfone na tribuna, todavia, se já tivéssemos esse sistema, seria ainda mais seguro”, justificou Sonia Módena.
Outro projeto discutido se refere à segurança da Câmara, por meio de um sistema de monitoramento, objetivando a instalação de câmeras no prédio do Poder Legislativo.
“Enquanto policial civil que sou, defendo muito o sistema de monitoramento, pois é fundamental para auxiliar as polícias Civil, Militar e Municipal em investigações de casos e até coibir e evitar atos de criminalidade. Luto por esse sistema na cidade, como sabem. Consegui doações de monitores para criação da sala de monitoramento de Mogi Mirim e agora luto junto com iniciativa privada para expandir esse benefício à população que pede mais tranquilidade em relação à segurança”, concluiu a presidente.
E, por fim, discutiu-se a possibilidade do desenvolvimento de um software para cadastro, com foto, de visitantes na Casa de Leis, também visando maior segurança e evitando possíveis transtornos.
O diretor da Etec PFA, André Luiz dos Santos, irá levar a discussão para seu corpo docente e para os discentes, para que posteriormente voltem a se reunir para definir parcerias, de acordo com trâmites legais permitidos.
A presidente Sonia Módena pretende firmar parcerias também com a Fatec e outras instituições de ensino superior privadas.
“A Etec é uma referência em ensino para toda a região. Temos a Fatec também, outra grande referência que nos enche de orgulho, à qual também pretendo procurar para discutir possíveis parcerias, onde, claro, os alunos serão conduzidos pelos seus professores, objetivando a criação dos projetos. Temos que buscar essa união. Mogi Mirim é privilegiada com essas duas conceituadas instituições de ensino público, para as quais também me coloco à disposição enquanto presidente do Poder Legislativo para auxiliar naquilo que estiver ao meu alcance. Tudo isso também estendo às sérias e conceituadas instituições de ensino técnico e superior particulares que temos em Mogi Mirim e região”, concluiu Sonia Módena. (Da Redação)