
O presidente da Câmara, Manoel Palomino (DEM), determinou, nesta quarta-feira, 5, a convocação do 1º suplente das eleições municipais de 2016 do PL (antigo PR).
José Augusto Capistrano Santos, o Baiano do Planalto, assinou a convocação e tem o prazo de até 15 dias, conforme prevê artigo 95 do Regimento Interno da Casa de Leis, para apresentar a documentação exigida para a posse de sucessão da cadeira vacante de vereador após cassação de Samuel Cavalcante (PL).
Baiano do Planalto obteve 478 votos na eleição passada, mas não irá representar o Partido Liberal, pois o suplente está filiado no PROS, desde abril, conforme a Justiça Eleitoral.
O presidente do PL, vereador Robertinho Tavares, chegou a cobrar a convocação do terceiro suplente, Edrey do Posto 2600, que permanece na legenda.
A juíza eleitoral Fabiana Garcia Garibaldi informou à Câmara Municipal que a competência da Justiça Eleitoral se esgota com a diplomação dos representantes eleitos. Ou seja, caberia à Câmara a convocação do suplente.
A definição foi tomada pela Mesa Diretora, alicerçada pelo Jurídico da Casa, obedecendo a ordem da suplência. Mesmo estando agora em outra sigla, Baiano (PROS) é quem irá assumir a segunda cadeira do PL.