O vereador e presidente da Câmara Municipal de Mogi Mirim, João Antônio Pires Gonçalves, o João Carteiro (SD), de 53 anos, foi assaltado e agredido, entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta, quando chegava em sua chácara, região da zona rural. Ele estava acompanhado do filho, um professor de 22 anos.

Os assaltantes roubaram seis peças de joias, entre pulseiras e cordões, três relógios e também levaram o veículo do vereador. O carro, um Honda Civic, cinza, foi localizado pela Polícia Militar (PM), na manhã seguinte, abandonado em uma rua do Parque das Laranjeiras, bairro da zona Leste.
De acordo com o registro da Polícia Civil, Carteiro foi abordado por um dos ladrões assim que desceu do veículo para abrir o portão da residência. Nesse momento, houve luta corporal e o presidente acabou rendido por um segundo bandido, que encostou a arma em seu rosto. Ao mesmo tempo, seu filho era feito refém por um terceiro assaltante, também armado.
As vítimas foram obrigadas a abrir o imóvel e a ficarem deitadas no chão da sala. Enquanto dois criminosos vigiavam pai e filho, o outro procurava por objetos de valor. Segundo Carteiro, um dos assaltantes chegou a passar mal durante a ação.
O bandido começou a convulsionar e teve um aparente desmaio. O filho do vereador, por dominar técnicas de reanimação, se prontificou a socorrer o ladrão. Em seguida, o trio conseguiu fugir e não foi mais localizado. O veículo passou por perícia e já foi entregue à vítima.