sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALVariedadesPrevina-se contra o contra o câncer de pele

Previna-se contra o contra o câncer de pele

Por Marcel Alex Soares dos Santos
@drmarceldermatologista

Todos os anos, em torno de 185 mil novos casos de câncer de pele surgem no Brasil. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no país é de pele. Os dados vindos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) servem como um alerta para a prevenção da doença.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), sempre atenta a este alto índice, criou, em 2014, a campanha “Dezembro Laranja” e, desde então, vem conscientizando sobre a prevenção e o cuidado contra o câncer de pele. Você já ouviu falar nesse movimento?

O que é o “Dezembro Laranja”?
Desenvolvido desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o “Dezembro Laranja” é um movimento que proporciona uma série de iniciativas para conscientizar a população sobre a importância em prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de pele falando sobre a importância de fazer o autoexame e praticar a fotoproteção em suas diferentes formas para reduzir os riscos.

Este ano, a campanha tem como tema: “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, com isso, tem como objetivo aliar os cuidados de proteção contra o sol para reduzir os casos de câncer de pele, aos protocolos de proteção contra o vírus causador da Covid-19, pois é importante lembrar que a pandemia ainda requer cuidados.

Diante do avanço da vacinação contra a o novo coronavírus, imagina-se que as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com mais intensidade nesse verão. Porém, não se pode deixar de respeitar e cumprir com as recomendações das autoridades sanitárias: uso de álcool gel, máscara e distanciamento social.

Com isso, a SBD recomenda que a população agregue à sua rotina de proteção à Covid-19 as medidas de prevenção contra o câncer de pele, como o uso de protetor solar, chapéu e óculos escuros.

É importante sempre lembrar a importância da aplicação e reaplicação de protetores solares. Eles precisam ter no mínimo FPS 30, e, em casos de exposição demasiada, devemos usar barreiras físicas de proteção, como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo, inclusive uma ótima opção são as que contam com proteção solar na própria malha.

Lembre-se que a hidratação também faz parte das medidas fotoprotetoras e deve ser feita a todo momento, principalmente em dias mais quentes. Evite os horários de maior insolação: das 10h às 16h.
Conheça mais sobre o “Dezembro Laranja” e suas iniciativas acessando o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments