A Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm) promove reunião de clubes para discussão sobre a Primeira Divisão do Campeonato Amador de 2018 no dia 14 de março, às 19h30, na sede da entidade. Na ocasião, serão entregues as fichas de inscrições de jogadores aos clubes.
Assim como no ano passado, a competição terá 12 clubes. Foram rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Amador os dois últimos colocados de 2017, o penúltimo Jahmaica e o lanterna América. Houve ainda as desistências de dois times que competiram em 2017, tinham vaga assegurada na Primeira Divisão, mas resolveram não participar em 2018: Missão Paz e Vida e Vila Bianchi.

O campeão da Segunda Divisão de 2017, Vila Chaib, e o vice-campeão, Jardim Planalto, já haviam assegurado o acesso no passado e confirmaram participação na elite do Amador. Uma das vagas abertas pelas desistências foi ocupada pelo União Santa Luzia, semifinalista da Série B do ano passado. O outro semifinalista, Bem-Te-Vi, preferiu recusar a disputa da Série A. Desta forma, a segunda vaga aberta pelas desistências foi ocupada pelo Amigos, quinto colocado da Segunda Divisão de 2017.
Da Primeira Divisão do ano passado permanecem oito clubes: a atual tricampeã Tucurense, o vice-campeão Jardim Europa, além de Santa Cruz, CDHU, Unidos do Bairro Garcez/Piteiras, Unidos Silvânia/Camarões, UFC/Vila Maria e MW Portões.
A Lifamm pretende iniciar o Amador no dia 6 de maio, um domingo, com apenas um jogo, para marcar a abertura do certame. Depois, a ideia é completar a primeira rodada com outros cinco confrontos no dia 20 de maio. No dia 13, não deve haver rodada em função do Dia das Mães.