Nesta tarde, a partir das 14h, será realizada a primeira edição do Sarau Transformarte, um evento destinado a dar vozes aos grupos existentes dentro da comunidade LGBT. O sarau abrange a região, visa dar voz aos mais visibilizados dentro da comunidade e também aos que não são ouvidos. O evento será realizado no espaço Luzeart, que fica à Rua 13 de Maio, n° 142, em Mogi Guaçu. No local, além da série de atividades artísticas programadas, haverá oferta de serviços, como venda de lanches e bebidas, camisetas personalizadas e tatuagem, por exemplo. A entrada é gratuita e o sarau deve seguir até 22h.
“Estamos falando dos gêneros não binários, das drags, dos transexuais e daqueles que se incluem em mais de uma minoria ao mesmo tempo, como os gays negros; mas também tratamos da lésbica, do gay, da (o) bi”, explicou a organização do evento, por meio de nota.
O evento está sendo promovido com organização de Tuany Buzato, Carol Reis, Renata Rocha e Rodrigo Peguin. As atividades preparadas pelo quarteto são inúmeras, entre elas: conversa com Paula Curi, responsável pela editora Palavras, Expressões e Letras, a PEL, focada em literatura LGBT, apresentação de rap autoral, relatos sobre experiências de vida, monólogo, dança, show de drags e música, com acústico, rock clássico e ainda DJs.
O objetivo do evento é unir a minoria ao tempo que também visa informar. “Cada minoria que se une, torna-se mais forte e mais enérgica para lutar. Não são nada fáceis as dificuldades que cada um enfrenta dia a dia e, com isso, buscamos tirar todas as dúvidas que pairam naqueles que não têm contato direto com a questão ou até mesmo curiosidades. Eles têm muito a acrescentar e através do conhecimento e vivência, a esperança é pela empatia”, pontuou o grupo.
Após a fala dos participantes e demais apresentações, como o monólogo, será iniciada a noite cultural, com apresentações musicais.
Para finalizar, sobre a necessidade de realizar eventos como o primeiro sarau Transformarte, a organização definiu “a diversidade existe e tapar os olhos para a dinâmica contemporânea é fadar-se ao ‘pré-conceito’. Mas, ainda assim, elas continuam existindo e devem ser vistas e ouvidas, porque essa diversidade é encantadora”.
Veja a programação do primeiro Transformarte:
14h – Abertura do evento
14h50 – Discurso de Abertura
15h – Editora PEL – Paula Curi
15h30 – “A alma grita o que a boca cala” – Luiz Gustavo Magalhães
16h – “Não-binaridade de gênero” – Lady Stephan
16h30 – “A solidão da pessoa negra LGBT” – Bruno Lucas
17h – “Monólogo de Morte – As mortes na vida de um trans” – Vinícius Camargo (CausArte – Causando do caos à arte)
17h30 – Acústico – Lucas Buzato
18h – Rock Clássico Acústico (Carol Reis, Gabriela Cordeiro, Michelle Galdino e Renata Rocha)
18h30 – Banda Broove
19h – Elite Centro de Dança
19h30 – Show de Drags (Marianna Hiller, Carletty Top e Melissa Oliva)
20h – DJ Ramon Stefano
21h – DJ Fernanda Rodrigues + DJ Diego Borges
Haverá ainda
Como o Sarau Transformarte é uma parceria com o espaço Luzeart, os integrantes do local estarão empenhados para que tudo saia perfeitamente. Por isso haverá:
– Flash Day de Tattoo: Lola Desenhos
– Piercing: Body Piercing Anna Claudia
– Veggie Food: Vegetariane
– Fotografia: Rômela Batista e Juliana Dandara
– Venda de livros de literatura LGBT: Editora PEL – Palavras, Expressões e Letras
– Venda de camisetas personalizadas: Rabiscando Sonhos
– Venda de bebidas