Formado em Letras, com pós-graduação em Língua e Linguagem, o professor Ricardo Luis Arantes, que mora em Mogi Mirim, vai além de seu trabalho em sala de aula. Ele é um artista também, cheio de inspiração e ideias! Ricardo é poeta, escritor e desenhista. Então, vamos dizer, é um multiartista! Além disso, recentemente também começou a divulgar o trabalho que promove em seu ateliê, que são ilustrações artísticas em preto e branco, com poemas recitados sob encomenda, poemas e narração em geral para obras de terceiros, ilustrações publicitárias e para eventos, como casamentos e aniversários, por exemplo. O esconderijo criativo de Ricardo fica em sua casa, e parte desse local é habitado por muitos livros (das mais variadas temáticas), histórias em quadrinhos (e algumas vieram de sua infância), rascunhos, obras próprias e materiais para ilustrar. Um cenário perfeito para os criativos!
Ricardo contou que, desde quando se conhece por gente, já se interessava por este universo fantástico das criações. Ele relatou que frequentava com sua mãe as bancas de jornais e que de lá saia com uma série de histórias em quadrinhos, mesmo ainda não sabendo ler. Alguns riscos eram feitos por ele como se já dominasse a escrita e, acreditem ou não, quem sabe eram tentativas de dizer algo já naquela idade?
Depois, na adolescência, Ricardo passou a fazer poesia com mais intensidade, teve banda com seus colegas, fez alguns projetos de história em quadrinhos e, depois, acabou na faculdade de Letras. Um dos projetos, naquela época, foi a escrita de um livro que, depois de algum tempo, acabou sendo publicado, chamado A busca final do intrépido velho. Mais tarde, em 2017, participou de um outro livro, com um conto de terror na obra chamada Linha Tênue. Mas também tem algumas obras que ainda não foram publicadas, sendo revisadas por ele ainda hoje e que, quem sabe e, tomara, sejam divulgadas um dia.
Em 2016, o multiartista também escreveu um texto para um espetáculo do grupo Rádio Sucata, de Mogi Mirim, chamado Reafricando o Brasil. “E foi maravilhoso ver a palavra se transformar”, frisou.
Mesmo fazendo trabalhos esporádicos, alguns momentos vividos por Ricardo nos últimos tempos é que trouxeram mais incentivo para que ele passasse a produzir com mais entusiasmo. Alguns episódios de inspiração ocorreram nos eventos chamados Comic Con Experience (CCXP), que, vamos dizer assim, são convenções culturais, em que se encontram mentes dos mais variados locais do mundo e suas fantásticas produções. O contato com produtores, escritores, ilustradores, designers e de pessoas que atuam com história em quadrinhos é que deram ainda mais luz ao multiartista. Ter contato, por exemplo, com produtores de histórias em quadrinhos brasileiros e que conseguem produzir fantásticas obras foi essencial para Ricardo. “O incentivo foi tanto e a arte me incentivou até a deixar coisas ruins de lado, como a ansiedade, por exemplo. O processo de criação é surreal”, pontuou ele.
No ano passado, os novos frutos começaram a aparecer e Ricardo, inclusive, participou de um processo de uma futura publicação, que era uma história em quadrinho. Ainda não deu certo, mas ele quase chegou lá. Neste ano, mais uma produção segue em andamento e os finais de semana e feriados são momentos em que ele aproveita para produzir.
Um dos pontos importantes, frisados pelo multiartista, é a importância de ler, pesquisar, estudar e se inspirar para realizar suas composições. “Pesquiso, leio, deixo-me influenciar, nessa influência, vou entendendo o que sou”.
RLA – Ateliê Multimídia
Vale frisar que Ricardo atua com esses grandes projetos, mas no cotidiano vai dando vida para alguns mais pontuais, como o caso de ilustrações que produz em seu ateliê, que também é destinado a atender seus clientes. Algumas produções, inclusive, puderam ser vistas no evento Dose de Arte, realizado no último mês do ano passado, no Centro Cultural. As obras, em preto e branco, continham um código de barras que permitia aos visitantes acessar as poesias feitas por ele e serem ouvidas no próprio celular. Uma dessas obras se chama A Última Árvore do Mundo, que mescla poesia, ilustração e até fotografia!
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Ricardo, que também é educador na Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente, o ICA, e dá aulas de reforço escolar e oficina de História em Quadrinhos, pode acessar o seu Facebook: RLA Ateliê Multimídia. Outra opção é entrar em contato pelo telefone (19) 98997-8636 ou via e-mail: [email protected]