Mogi Mirim celebra neste final de semana mais um dia pelo seu padroeiro. 19 de março, para a Igreja Católica Apostólica Romana, é dedicado a São José, o segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai putativo de Jesus. Não há muitos detalhes sobre o motivo que a antiga povoação de Mogi dos Campos decidiu por São José como padroeiro.
Fato é que, em 29 de julho de 1747, por ordem de Dom Bernardo Rodrigues Nogueira, que era o primeiro Bispo de São Paulo, iniciaram-se os alicerces da primitiva Igreja de São José.
Em 1º de novembro de 1751, com a conclusão das obras da igreja, ela foi solenemente benzida e inaugurada com a primeira missa sendo oficiada pelo padre Matheus Lourenço de Carvalho, Arcediago do Cabido de São Paulo. Nesse mesmo dia o governo colonial elevou o arraial a freguesia, com o nome de São José de Mogi Mirim e o “Padroeiro dos Trabalhadores” é também, para os professantes da fé católica, o protetor de Mogi Mirim.
Festa
Para celebrar mais um dia de louvor a São José, a paróquia consagrada ao pai putativo de Jesus Cristo iniciou suas festividades no começo de março. A novena teve seu “start” na sexta-feira, 10. Assim, nesta sexta, 10, será o oitavo dia da celebração, às 19h30. No sábado, 18, nono e último dia da novena, o início será às 19h.
Na data em que se celebra São José, a primeira missa será às 7h, seguida pela entrega do bolo benzido em louvor ao santo padroeiro. Outra missa ocorrerá às 10h, bem como após a procissão das 16h, que será sucedida pelo último dia da animada quermesse promovida na Praça São José, no Centro.
Data
O dia 19 de março tem sido o principal dia de festa de São José no cristianismo ocidental desde o século 10 e é comemorado por católicos, anglicanos, muitos luteranos e outras denominações. Na Ortodoxia Oriental, o dia da festa de São José é comemorado no primeiro domingo após a Natividade de Cristo.