Formado em Letras e Artes Visuais, o professor Jhonatan Wilson Quaresma Gomes, que é de Mogi Guaçu, mas atua em escolas de Mogi Mirim e região, recebeu, nos últimos dias, algumas premiações por conta de sua atuação como docente e escritor, que está em sua terceira obra. Uma das premiações ocorreu em uma cerimônia no final de novembro em São Paulo e, a outra, na segunda-feira, em Mogi Mirim, e celebram o reconhecimento do trabalho do jovem, de 23 anos, cheio de ideias, inspiração e luz! As premiações foram entregues pelo Conde Thiago de Menezes, presidente da Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo (Falasp).
As premiações que são, fisicamente representadas por diplomas e medalhas, foram oferecidas pela Falasp. A Federação tem várias entidades aliadas e oferece prêmios em várias categorias, anualmente. Algumas categorias são comunicação, empreendedorismo, cultura, etc. As pessoas reconhecidas são monitoradas por seus trabalhos e como Jonathan sempre divulga o que realiza nas escolas e como escritor, acabou por ser escolhido, neste ano, para receber a premiação. Ele, inclusive, já chegou a elaborar projetos e enviar para a entidade como forma de informar sobre suas produções. Ou seja, é o tal do plantar e colher e, agora, Jonathan se encontra no início desta segunda fase em sua vida, que é a colheita. Mas, segundo ele, continua a plantar, pois haverá mais livro para o ano que vem e existem ideias borbulhantes para fazer diferente na sala de aula
Ele contou que como professor, da rede privada e estadual, sempre visa realizar atividades diversificadas, mas que isso impacta, muitas vezes, em ter que fazer uso dos recursos que as unidades oferecem. Há situações, que os recursos são mínimos, mas nem por isso ele deixa de proporcionar atividades que incentivem os jovens a atuar de forma diferente.
O professor citou alguns exemplos, como transformar a sala de aula em uma agência de publicidade, em que os estudantes criam materiais para divulgarem seus produtos e que, posteriormente, são oferecidos para a sala. Ele produzem folders, banners, etc. E, isso não ocorre somente na rede privada que, obviamente, tem mais recursos, mas também na estadual e, em muitos casos, ele já teve até que investir seu próprio dinheiro para realizar as ações com a garotada. “E mesmo investindo ou com os recursos que a escola oferece, eles fazem. Às vezes é só no lápis e no papel mesmo”, frisou.
No caso da segunda premiação, esta ocorreu dentro de um evento da Diretoria de Ensino da região de Mogi Mirim, por meio de uma parceria com a Falasp e não foi somente ele que acabou reconhecido. Quinze pessoas foram premiadas dentro da categoria educação por realmente fazerem a diferença na vida dos estudantes, com o diploma chamado Referência no Mundo Educacional. O evento, que também registrou premiações além do mundo educacional, foi realizado com o suporte do professor, que é também um representante da Falasp na região. No entanto, ele contou que não sabia que seria premiado, somente as instâncias superiores, digamos assim, mas havia, sim, indicado pessoas que fazem a diferença nas escolas que compõem a diretoria para receber o prêmio. Eles foram indicados, mas que fique claro que também não é ele quem escolhe, pois todos os trabalhos são analisados por um grupo que precisa votar para que as premiações se concretizem. “Como professor é muito gratificante, é ter o trabalho reconhecido. Mas, o mais importante foi poder indicar pessoas que também merecem reconhecimento”, frisou.
Confira os nomes dos reconhecidos com o diploma da Referência no Mundo Educacional
Cláudia Neves Rocha
Eliana Magioli
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Gleiciane Mara Tarossi
Maria Goreti Floriano Duarte
Maria Elisandra Romualdo Alves
Maria de Lourdes Vital de Oliveira
Marta Adenize Pissinatti Vanzo
Patrícia Alves Rissi Percinotti
Regina Navas Santos
Rafaela Felix
Rosemary Mattos
Silvia Cristina Zamariola
Alcides Ribeiro Filho
Maria Helena Scudeler de Barros
Comenda Cruz da Referência Nacional
Dra. Maíra Válido e Récchia Bayod
Medalha III Imperatriz Teresa Cristina
Jhonatan Wilson Quaresma Gomes
Medalha do Mérito Ecológico
Jhonatan Wilson Quaresma Gomes