Com o tema Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o 9º Concurso Literário, que integra o projeto EducAção Socioambiental do Instituto International Paper, revelou os trabalhos premiados na última quarta-feira (24), no Cerâmica Clube, em Mogi Guaçu.
O professor da rede municipal de Mogi Mirim, Jair Francisco Dias, alcançou a segunda colocação com o texto “Lar”, e recebeu o valor de R$ 2 mil pelo resultado. Jair leciona Português e Leitura na EMEB “Francisco Piccolomini”.
A inspiração para a produção literária veio da infância. Ao rememorar o respeito do avô pela terra, o professor usa as palavras para despertar a consciência ambiental do leitor. “É preciso crescer, é preciso produzir, mas também é preciso poder continuar a crescer e a produzir”, diz o texto.
Com o resultado, Jair espera inspirar não só ações sustentáveis, mas também a participação de outros professores da rede municipal no Concurso Literário, que ocorre anualmente. “Quero que a minha conquista motive outros educadores a inscrever suas produções”, disse.
Alcançaram o primeiro e terceiro lugar, respectivamente, as professoras, Érica Franco de Souza Fini, da Escola Monteiro Lobato, e Elaine Cristina Seco, da EMEF Antônio Giovani Lanzi, ambas de Mogi Guaçu.
Participaram do Concurso Literário professores, coordenadores e diretores de escolas de Educação Básica da rede pública e privada de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi. O município foi representado por 13 trabalhos inscritos por professores e gestores.
O Projeto EducAção Socioambiental tem como objetivo fomentar o desenvolvimento educacional e socioambiental e mobilizar e engajar a comunidade e seus parceiros por meio de programas de responsabilidade social. A iniciativa é do Instituto Internacional Paper, em parceria com a Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, Secretaria de Educação de Mogi Guaçu e a Diretoria de Ensino de Estiva Gerbi.
REDAÇÃO
O Projeto EducAção Socioambiental é formado ainda pelo 39º Concurso de Redação, que teve como ganhadores estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de escolas particulares de Mogi Mirim, além de estudantes de Mogi Guaçu.