O professor de geografia Pedro Benedicto Dal Rio, de 77 anos, foi encontrado morto na última sexta-feira na casa onde morava, à Rua Dr. Ulhôa Cintra, no Centro. Inicialmente, a Polícia Civil cogitou a possibilidade de o crime ter sido um latrocínio, que é roubo seguido de morte, mas agora a hipótese é que tenha havido um homicídio no local.
A primeira suspeita de latrocínio se deu com a informação de que a vítima teria dinheiro em casa, o que agora foi descartado pela polícia, já que familiares ouvidos pelos investigadores e delegado disseram que Dal Rio não tinha o costume de guardar dinheiro em casa, justamente por morar sozinho.
O delegado Paulo Roberto Agostinete afirma que ainda não há nenhuma motivação aparente para o crime, mas alguns objetos, como chinelos e bonés, que podem ajudar na elucidação do caso, foram encontrados na cena.
Na ocasião do encontro do corpo, que estava no local há cerca de três dias, o delegado seccional de Mogi Guaçu, José Antônio Carlos de Souza, disse que as imagens do circuito de câmeras de comércios nas imediações seriam solicitadas para auxiliar nas investigações.
Autoridades policiais que estiveram no local do crime afirmam que havia pelo menos duas perfurações na vítima, provavelmente causadas por faca, uma no lado esquerdo do abdômen e outra no pescoço. A grade de um imóvel vazio ao lado da casa pode ter ajudado os criminosos a ter acesso ao quintal do professor pelo telhado.
No interior do imóvel, havia notas de dinheiro espalhadas pelo chão e muitos objetos revirados. A cena do crime indica ainda que houve luta corporal, já que há sangue nas paredes de dois quartos, na cozinha e em um escritório.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 19h10 após o chamado de um amigo da vítima, que foi até a residência e encontrou vidros quebrados, uma porta aberta e tudo revirado.