Cerca de 120 professores da rede municipal de ensino participaram do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), durante esta semana, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Humberto Brasi. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A parceria resultou em custo zero para a Prefeitura. Os materiais foram fornecidos gratuitamente aos professores, assim como as apostilas destinadas aos alunos. Serão beneficiados cerca de 3.400 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 13 escolas municipais, que aderiram ao programa.
A proposta é disseminar a cultura empreendedora, abordando as estratégias de um plano de negócios, que inclui a organização monetária, estratégias de marketing e de venda do produto. O treinamento conta com cinco módulos, de acordo com a graduação do aluno: o mundo das ervas aromáticas, temperos naturais, oficina de brinquedos ecológicos, locadora de produtos e sabores e cores. Os módulos têm duração de seis meses.
Ao final de cada tema, os professores foram desafiados a montar uma empresa com base no conteúdo abordado. A metodologia inclui a elaboração do plano de aula para a abordagem do curso junto aos alunos, com duração de um semestre.
“Os professores estão sendo treinados para ter a sensibilidade de identificar e estimular nos alunos comportamentos empreendedores, promovendo o protagonismo e estimulando a inserção no mercado de trabalho”, explicou Beth Proença Bonilha, analista da cultura empreendedora do Sebrae de Sorocaba. “A metodologia é baseada na teoria de que o aprendizado se constrói com a prática”, complementa.
Como produto final do programa, está prevista a realização de uma feira de empreendedorismo.