Após cinco anos prevista na lei federal que disciplina o trabalho do professor, a redução da jornada de trabalho está garantida para os profissionais do município e passará a valer no dia cinco de fevereiro, quando as aulas serão retomadas. Com a redução, os professores irão cumprir 2/3 dentro da sala de aula e 1/3 do horário será destinado a realização de atividades como planejamento de aulas, cursos e preparação de provas.
Para realizar a redução, desde a metade do ano uma comissão passou a se dedicar ao estudo de como a diminuição da carga horária poderia ser feita e a proposta mais viável, de acordo com a Secretaria de Educação, foi organizar a grade escolar para 2014 de uma forma que os professores específicos (de artes, inglês, informática e educação física) e os polivalentes (que dão aulas de todas as disciplinas) pudessem se alternar para a realização das atividades fora da sala de aula, composta pelo Horário de Trabalho Pedagógico (HTP), Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) e Horário de Trabalho Pedagógico em Local de Livre Escolha (HTPL).
Outra mudança, promovida com a alteração na lei municipal que dispõe sobre o magistério, é que agora os professores poderão também aumentar a carga de trabalho nas escolas do município; antes a situação não era permitida, já que o profissional tinha carga fechada e hoje ele poderá até dobrar a jornada caso tenha interesse.
Com a alteração, ainda não é possível apontar se irá faltar professores para suprir a demanda necessária para a redução, uma vez que a atribuição de aulas segue em Mogi Mirim até sexta-feira. De acordo com a Secretaria de Educação somente após o fechamento será possível verificar se haverá a necessidade de expandir por mais um ano o processo seletivo realizado no início de 2013, realizar concurso público ou ainda uma nova seleção.
Com a alteração, o município irá gastar maior valor com o salário mensal dos professores, um crescimento de 6,54%. Sem a redução, o valor mensal era de R$ 1.848.704 mil ao mês, com a alteração o gasto será de R$ 1.969.975 mil.
Creche nas férias
Entre os dias 2 e 31 de janeiro, das 7h às 16h30, os Centros Educacionais de Primeira Infância (Cempis) irão atuar em esquema de plantão para os pais que informaram o serviço social da Secretaria de Educação sobre a necessidade do serviço no mês de férias. De 1.264 crianças, 250 farão uso do serviço que será prestado em três pontos da cidade.
Na zona Leste será oferecido no Caic, para as crianças da Santa Clara, Aterrado e Maria Beatriz haverá atendimento no Cempi Fortunata Bertolazzo Albano, que fica na Santa Cruz, e a creche do Jardim Planalto também estará aberta para atender os inscritos.