O Tai Chi Chuan e o Lian Gong são modalidades terapêuticas que proporcionam benefícios diretos para a saúde física dos praticantes, além de prover capacidade de concentração, aumento da percepção dos próprios limites físicos na realização dos exercícios, fortalecimento da capacidade de determinação ou da vontade na realização dos mesmos, com preparo do corpo para a superação gradativa das limitações físicas e emocionais, visto que combina de modo coordenado respiração e movimento.
Para poder oferecer essa prática em Mogi Mirim, a Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Esporte e da Secretaria de Saúde, promoveu um Curso de Capacitação em práticas Corporais de Tai Chi Chuan e Lian Gong em 18 Terapias. O objetivo da ação foi a formação de instrutores destas áreas dentro do quadro de educadores físicos do Esporte e agentes comunitários da Saúde. As 30 vagas ofertadas foram preenchidas e o curso teve carga total de 32 horas/aula, com duração de oito horas/aula. O Instituto Fênix de Artes Chinesas, do instrutor Paulo Vinicius Silva Vinagre, de Leme, foi a empresa contratada e responsável pela capacitação.
O exercício do Lian Gong em 18 Terapias está organizado em três partes. A primeira parte do exercício constitui-se de três séries com seis exercícios, totalizando 18 movimentos. Nessa parte se obtém redução de dores corporais bem como a prevenção do seu surgimento.
A segunda parte, denominada Lian Gong Posterior, constitui-se, também, de três séries, perfazendo um total de 18 exercícios, para prevenção e tratamento de articulações de extremidades, tenossinovites, cotovelo de tenista e desordens funcionais dos órgãos internos. Na terceira parte, o foco é o fortalecimento das funções do coração e dos pulmões. Seu treinamento não se limita apenas a tratar da doença, mas busca, na sua ausência (da doença), fortalecer a saúde dos praticantes.