Os idosos do município deverão ter ainda mais paciência e aguardar um pouco para que os projetos sociais do Governo do Estado realmente os atendam. O primeiro deles, um condomínio construído para a moradia de pessoas com mais de 60 anos, está com as obras atrasadas. A última informação era de que até novembro o local seria entregue.
Agora, a previsão de entrega da Vila Dignidade, localizada no Jardim Murayama, na zona Norte, é para o final de abril deste ano. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) justifica que a construtora que executa a obra teve dificuldades administrativas que impediram a entrega no final do ano passado.
O valor da obra, que é uma parceria entre as secretarias estaduais de Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social, a CDHU e a Prefeitura, é de R$ 2,4 milhões. Caberá à Administração Municipal a identificação e seleção dos beneficiários.
Assim como a Vila Dignidade, o programa Quero Vida, construído à Rua João Finotti, no bairro Santa Clara, também não abre as suas portas para atender os idosos. Em 5 de outubro do ano passado, O POPULAR mostrou que o prédio estava pronto há um ano, mas nunca havia funcionado por conta de erros na execução da obra, entregue em 2012.
A Prefeitura afirma que as adequações solicitadas pela arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Social em sua última visita, em dezembro de 2012, foram realizadas nos últimos meses pela própria equipe municipal, já que os problemas não seriam tão complexos como foi informado anteriormente.
A Assessoria de Comunicação informou ainda que foi enviado um ofício à Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de São João da Boa Vista para que peça à secretaria estadual que envie novamente uma pessoa para vistoriar as mudanças. A expectativa é que uma resposta chegue até o final deste mês.
O Quero Vida é um local de acolhimento, proteção e convivência aos idosos, para que recebam atenção integral desde alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação durante todo dia ou durante parte dele.
A obra de R$ 310 mil foi totalmente custeada pelo Estado, enquanto a compra dos equipamentos necessários será de responsabilidade do município, assim como a responsabilidade de contratação de profissionais e manutenções dos serviços.
Quem pode participar?
VILA DIGNIDADE
Para participar do programa o interessado deve ter 60 anos ou mais, ser independente para realização de tarefas diárias, possuir renda de até um salário mínimo mensal, não possuir vínculos familiares sólidos ou viver só e comprovar moradia de, no mínimo, dois anos no município. Casais idosos em situação de vulnerabilidade social também podem participar.
QUERO VIDA
O público-alvo são idosos com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade e risco social, independentes, que tenham renda familiar de até cinco salários mínimos e que residam em Mogi Mirim há dois anos ou mais. Inicialmente, a unidade teria a capacidade de atender 40 idosos.