A realização de eventos, tais como exposição de veículos, shows, entre outros, no complexo esportivo “José Geraldo Franco Ortiz”, o Lavapés, agradou em cheio comerciantes do setor de hotelaria da cidade.
Segundo eles, além de colocar a cidade na rota do turismo, também aquecerá a economia local.
No dia 7 de janeiro, o prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT) recebeu das mãos do presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), José Luiz Ferreira, um ofício, que sugere a otimização daquele espaço para atender aos mogimirianos e a visitantes de outras cidades tão logo seja possível a retomada de eventos.
Prefeitura e Acimm serão parceiros e Associação Comercial será o elo entre o Poder Público e a iniciativa privada.
“Queremos ver a cidade se desenvolver e atrair cada vez mais pessoas para cá. A Acimm será uma espécie de embaixadora do município junto às empresas que estão dispostas a crescer com a cidade”, disse Ferreira.
Para o presidente da entidade, a boa vontade da atual administração em alavancar espaços públicos e, consequentemente, fortalecer o comércio, é passo determinante para que a cidade e o turismo cresçam juntos.
Para isso, o resgate de eventos e a implementação de outros atrativos será de fundamental importância.
“De fato, o Lavapés é um dos cartões postais da cidade. Precisamos dar a ele todo respaldo para que volte a abrigar eventos e aproveitar cada espaço existente. Lá, é possível praticar esportes, ouvir boa música, fazer piquenique e ainda contemplar a natureza”, destacou.
Hotelaria vê com bons olhos eventos
Para Gabriela Rogatto, Gerente do Hotel Portal Mogi Mirim, atrações turísticas que são bem estruturadas e que agregam valor ao município e à região são importantes, e beneficiam a hotelaria.
“As atrações direcionadas para a família, como exposições e festivais de comidas, também são bem interessantes, além das festas sociais que acontecem com mais frequência”, pontuou.
Para a gerente, a otimização do Lavapés e a vinda de turistas para a cidade atenderá em cheio a economia de Mogi Mirim, de modo geral.
“Com estas atrações, certamente a rede hoteleira mogimiriana poderá ser beneficiada, assim como as demais modalidades de comércios”, avaliou.
Já para Luiz Galé Zaniboni, proprietário do Bristol Hotel, a revitalização do Complexo Lavapés, um dos principais cartões postais, é fundamental para fomentar o turismo, o lazer, a cultura e o esporte local.
“Nossa sugestão seria manter o espaço sempre limpo, com a jardinagem em dia, iluminado e a instalação de aeradores no lago, se possível iluminados. Seria interessante a oferta de bicicletas e patinetes para locação através de aplicativos, como já existem em outros parques de grandes capitais e cidades do interior do estado de São Paulo e do Brasil.”
Contudo, ele adverte a necessidade de deslocamento de um efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) visando a segurança de todos, em esquema de plantão diário, sobretudo nos horários de maior movimentação.
“Sugerimos a implantação de pedalinhos e a fixação de um letreiro para fotos. Como sugestão, a frase: “EU AMO MOGI MIRIM”, apontou.
Revitalizando e adaptando o espaço, a cidade poderia receber um calendário anual de eventos, otimizando o uso do complexo para benefício dos munícipes e turistas da região. A programação passaria por eventos das mais diversas naturezas. (Da Redação)