O ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, candidato a deputado federal, e Ortiz Júnior, candidato a deputado estadual, ambos pelo PSDB, visitaram Mogi Mirim na manhã de sexta-feira, 1º, e percorreram várias partes da cidade até chegarem ao Complexo do Lavapés. Lá, receberam das mãos do presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), José Luiz Ferreira, o projeto de revitalização do local.
A proposta da associação é tornar o espaço uma área de turismo e lazer, contemplando equipamentos esportivos, áreas de convívio e locais para a instalação de estabelecimentos como bares, lanchonetes e restaurantes, além da construção de um mirante com cerca de 65 metros de altura. O monumento está orçado em R$ 5 milhões.
Na Acimm, ao lado de outros convidados, como o prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT), a dupla conheceu com mais profundidade o projeto. Eles, inclusive, já estudam aporte financeiro para despoluir a cabeceira do córrego que abastece o lago do cartão postal da cidade. Com o fim dos sedimentos da cabeceira do córrego, o problema vivido pelo lago de contenção do Lavapés terá uma redução drástica.
Para o presidente da Acimm, o encontro foi proveitoso, e, mais uma vez, o projeto de revitalização ganhou apoiadores de peso. Ele acredita que, já no próximo ano, as ajudas financeiras de que o município necessita para iniciar as obras do complexo venham por meio dos parlamentares que já passaram pela associação.
Público
Dentro do processo de desenvolvimento do projeto de revitalização, a Acimm abriu espaço para a participação da população, realizando duas audiências públicas em sua sede. A primeira possibilitou conhecer um pouco daquilo que o público jovem deseja para o Complexo do Lavapés.
Na ocasião, colocou-se em votação qual modelo de mirante mais agradava aos visitantes. A obra está sendo elaborada pela iniciativa privada, e os recursos também estão sendo buscados para a realização da melhoria que deverá tornar o Lavapés um referencial regional em entretenimento.
Além de populares, o prefeito Paulo Silva e os Secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Oberdan Quaglio Alves, e Ernani Donatti Luiz Gragnanello, de Serviços Municipais, estiveram presentes. Maria Luiza Cunha Canto falou em nome do Hub Mogiana.
Num segundo momento, a revitalização do espaço voltou a ser discutida com representantes da terceira idade e também do Poder Público. Todos os detalhes foram apresentados e muitas observações foram apontadas para nortear as melhorias que estão por vir. José Luiz Ferreira ressaltou que os dois encontros foram proveitosos e trouxeram diversas sugestões. “Todos querem um lugar melhor para passar horas agradáveis e que atraia pessoas de toda região”, disse.