Aproximar os policiais militares da comunidade por intermédio de aulas de jiu-jitsu oferecidas a crianças. Esse conceito, desenvolvido pelo Projeto Honra, criado pela companhia de Mogi Mirim, foi coroado no dia 30 de setembro, em evento de entrega de prêmios promovido pela diretoria de Direitos Humanos e Cidadania da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Criador do Projeto Honra, o policial Marcelo Massini recebeu diploma e medalha do Mérito Comunitário. Além de uma placa, Massini foi premiado com um kit contendo uma barreta, um pin e duas medalhas, uma para traje social e outro de gala.
O evento foi realizado no auditório do Controle de Operações da Polícia Militar (Copom), no quartel general da PM, em São Paulo, reunindo policiais de todo o Estado. A premiação é realizada anualmente para homenagear policiais com envolvimento em ações ou projetos de contribuição e valorização da comunidade. “É a ligação da polícia com a comunidade”, explicou Massini.
Esta é a primeira fez que um policial de Mogi Mirim recebeu a homenagem. “É um orgulho e dá uma notoriedade muito boa para o projeto”, comemorou o homenageado.
O Projeto Honra
Criado em 2012, o Projeto Honra funciona por intermédio de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, que oferece aulas de jiu-jitsu a alunos da rede pública de escolas municipais de diferentes regiões, da terceira, quarta e quinta séries, com idade entre 8 e 12 anos. Hoje, são atendidas gratuitamente 60 crianças. As aulas são ministradas de forma voluntária pelos cabos Massini e Jorge Antonio Negro, na Brinquedoteca Municipal, localizada no prédio do antigo Mercado Municipal.
A ideologia é passar cidadania, disciplina, valores morais, éticos e cívicos através da arte marcial jiu-jitsu. Os interessados devem se inscrever na Brinquedoteca, mas para participar, é preciso manter a disciplina em casa e na escola. Os pais e profissionais das instituições de ensino notam a evolução comportamental dos alunos depois de fazerem as aulas.
Competições
Os alunos treinados por Massini e Negro participam de competições e enfrentam atletas de academias e outros projetos. No dia 23, a equipe treinada pela PM irá competir na I Copa Reis de Jiu-Jitsu, no Ginásio Wilson Fernandes de Barros, o Tucurão. A equipe mogimiriana é a única comandada por policiais. Na próxima quarta-feira, Dia das Crianças, haverá um evento para os alunos do programa, com festividades e graduação, na sede da PM.