Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Profa. Regina Maria Tucci de Campos’ estão envolvidos em um projeto de leitura que vai muito além do papel. A iniciativa tem como principais objetivos desenvolver o comportamento leitor e a educação antirracista.
Os alunos participam de indicações literárias e, após a leitura, escrevem e gravam em podcast no Spotify. Há uma playlist de indicações de autores negros e outra de autores indígenas disponíveis na plataforma, uma das mais famosas na armazenagem deste tipo moderno de ‘programa de rádio’, em que os episódios ficam locados no aplicativo.
As indicações literárias de autores negros estão disponíveis em https://open.spotify.com/playlist/3lWVWjmjhzSB9a3xpzg5FJ?si=P1AOukS_RAyDf9NLXBj2OQ. Já os autores indigenas aparecem na playlist a seguir: https://open.spotify.com/playlist/6LN0YENEkEIF4gJLKVNJrz?si=etaqS6USSjyfwMMCg1aWOQ.
Em agosto, O POPULAR MM trouxe informações sobre outra iniciativa da Emeb, sob a orientação das professoras Mércia Ferriolli e Ruth Barione, em um projeto de leitura intitulado “Construindo Memórias”. O mesmo visa formar uma comunidade de leitores entre os alunos do 2º ano da unidade situada no barro da Santa Cruz, Zona Oeste de Mogi Mirim.
Entre as ações houve o “Pic Nic Literário” quando, na Praça Jornalista Valter Abracez (Espaço 250 Anos), as crianças das turmas de 2º ano utilizaram a área para uma apresentação literária centrada no poeta Vinícius de Moraes.