sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIAL☆ DestaqueProjeto pode autorizar válvula de ar em hidrômetros

Projeto pode autorizar válvula de ar em hidrômetros

Um projeto de lei do vereador Luiz Roberto Tavares, o Robertinho (SDD) pode, nos próximos meses, cessar parte das reclamações de consumidores descontentes com o aumento na conta de água, reajustada em 6% desde agosto. O projeto deseja a instalação de equipamento bloqueador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água após a instalação do hidrômetro. Como a Câmara Municipal encerra suas atividades no ano nesta segunda-feira, o projeto deverá ser lido e entrar em votação no retorno do Executivo, em fevereiro de 2015.

Caso seja aprovado, ficará assegurado aos usuários, o direito da aquisição de instalação do dispositivo bloqueador de ar. A válvula bloqueadora de ar seria instalada na tubulação apropriada, logo após os hidrômetros, e os tubetes lacrados colocados no cavalete. Ele evitaria que houvesse introdução do ar no sistema de encanamento.

O aparelho seria comprado e instalado pelo próprio munícipe, sendo proibida a cobrança pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O projeto não obriga o munícipe a instalar o aparelho, apenas garantiria o direito legal e assegurado de quem optar pela medida.

hidrômetros_everton zaniboni (16)
Antigos aparelhos são substituídos por novos hidrômetros, em medida que causa reclamação na cidade. (Foto: Arquivo)

Se aprovado, o Saae não poderá impedir ou obstruir a instalação do bloqueador, já que ele viria após a colocação do hidrômetro. Nos últimos anos, a autarquia promove a troca dos antigos por novos hidrômetros, depois de aprovação de projeto.

Na visão de Robertinho, o bloqueador poderia gerar entre 30% e 40% de economia na conta. “A função é neutralizar o ar, e seria uma maneira de coibir o aumento”, explicou o vereador.

Justificativa

Robertinho dá como justificativa o aumento nas reclamações dos munícipes no aumento da conta de água, em demasia, nos locais onde foram instalados os novos hidrômetros, que possuem uma maior sensibilidade para registrar o consumo. A falta de água, devido à estiagem, responsável por ocasionar um vácuo na rede, onde é necessário eliminar o ar que chega até os hidrômetros, também é justificado na cópia do projeto. Caso não exista ar na rede, em nada irá interferir na colocação do bloqueador, servindo como medida conservadora de prevenção.

Reajuste foi aprovado em julho

As tarifas de água e esgoto na cidade aumentarão em 6% a partir de agosto, após aprovação em julho. O Saae solicitou e obteve a autorização da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) para reajustar os valores, considerando ser necessário para recuperar o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia.

Além do reajuste nas tarifas, todos os outros serviços prestados pela autarquia, como taxas de ligação, desligamento, religação e multas, por exemplo, tiveram o valor acrescido no mesmo percentual.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments