Com inauguração prevista para agosto, o Pronto Atendimento Integrado (PAI), localizado à Rodovia Élzio Mariotoni, na zona Leste, a Secretaria de Mobilidade Urbana já estuda medidas para o transporte dos munícipes ao novo centro de saúde do município. Será criada uma linha de transporte coletivo que sairá do Jardim Velho e passará pela Santa Casa de Misericórdia e pelo PAI.
Essa nova linha poderia ser integrada, ou seja, quem utilizasse outra condução, poderia utilizá-la para ir aos hospitais, sem a necessidade de pagar mais uma tarifa para utilizá-lo. A secretaria estuda qual seria a melhor maneira para fazer essa integração.
“Desde o inicio estamos nos planejando junto com o Trânsito para preparar essas mudanças de linhas urbanas e sinalização”, disse o secretário de Saúde, Gerson Rossi Junior.
Segundo a Prefeitura, das 16 linhas urbanas no total, quatro já passam próximo ao PAI e outras duas terão os itinerários alterados para que as pessoas tenham fácil acesso ao novo serviço de saúde. Assim, 40% as linhas passarão a atender o local. Não foi informado um prazo para que isso aconteça, mas a secretaria garante que tudo estará pronto antes do funcionamento do espaço.
Adiado
A inauguração do pronto atendimento, que estava marcada para o final desse mês, teve que ser alterado por conta do prédio ainda não estar pronto. Faltam ser realizados serviços de acabamento, como a instalação de vasos sanitários e pias, além de aguardar a chegada dos equipamentos médicos, cujo investimento foi de R$ 700 mil.
Gerson estima que até 17 de julho tudo esteja pronto para que o Ministério da Saúde vistorie as instalações e habilite o prédio, para que o pronto atendimento que hoje é localizado no prédio da Santa Casa seja transferido.
“A Santa Casa continuará com o atendimento de urgência. Isso não vamos tirar de lá. Tem gente que confunde o Pronto Socorro com o Pronto Atendimento, talvez por hoje ser tudo em uma mesma entrada”, acrescentou.
Folhetos serão feitos para orientar a população para onde recorrer em determinados casos. “O Pronto Atendimento será um local onde a pessoa irá para ser atendida no mesmo dia, em casos que não sejam graves e que elas não tenham conseguido agendamento nas UBS”, explicou.