Mais que comemorar, muitos deles têm a agradecer aos chamados protetores independentes de animais. O trabalho de Ong’s e associações são fundamentais nos cuidados aos animais necessitados. Porém, quando não há essas entidades, existe um pequeno público que também se empenha diariamente em cuidar dos animais abandonados, e que em alguns casos conta com a sorte e a ajuda de poucos para continuar realizando o trabalho, são os denominados protetores independentes. E desse grupo vamos citar uma pessoa que já ganhou até prêmio pelo trabalho que desenvolve. Estamos falando da protetora ativista Sonia Módena, que também é vereadora mais votada da história de Mogi Mirim, atual presidente da Câmara Municipal, investigadora da Polícia Civil e ainda mãe e esposa. Ela foi selecionada entre as 100 mais votadas de 800 indicadas e recebeu Menção Honrosa como personalidade em destaque na causa animal. A votação foi popular e partiu de pessoas de inúmeros municípios de nosso Estado. Portanto, a protetora independente já é reconhecida a nível estadual. “Não é um trabalho fácil. Não existe dia e nem hora para socorrer os animais. Muitas vezes estou tomando café ou almoçando com minha família e recebo um chamado de socorro, até mesmo em festas comemorativas importantes como Natal e Ano Novo. Já aconteceu de eu deixar uma ceia com os familiares para ir ajudar um animal necessitado, pois quando recebo o pedido de ajuda é impossível não parar o que estou fazendo para socorrer.”
Sonia realiza inúmeros resgates por dia, que envolve bastante complexidade. São diferentes espécies de animais, desde um pequeno pássaro até um cavalo, dentre outros animais de grande porte, além dos cães que batem recorde de resgate.
Enquanto vereadora, Sonia Módena obteve várias conquistas na causa animal, através de emendas parlamentares e via orçamento impositivo, dentre elas, vacinas contra várias doenças, insumos/medicação, hemograma, aparelho de Função Renal Hepática, ultrassom e um castramóvel. Realizou mutirões de castrações gratuitas beneficiando diversos bairros. Está conquistando ainda R$ 500 mil reais para sede do Bem Estar Animal, dentre outras conquistas, além de criações de vários projetos de lei e ações importantes. Enquanto protetora as conquistas são de inúmeras vidas resgatadas, com recursos próprios dela: são tratamentos de câncer; cirurgias de alta complexidade; demais doenças, gravíssimas que requer cuidados, tempo e recursos para salvar. Sonia Módena atualmente cuida de aproximadamente 40 cães, com ajuda de outros dois amigos protetores. Ela faz a reabilitação desses animais e doa, de forma responsável, para poder resgatar mais. Quando perguntamos à Sonia o que a motiva continuar, nos respondeu. “Os bons cuidam bem dos seus animais, porém o coração dos maus é cruel”. Provérbios.