Na sexta-feira, o presidente do PT, Oberdan Quaglio Alves, comunicou a imprensa e a Justiça Eleitoral que o vereador Valdemar Marcúrio Filho, o Ney, teve a filiação suspensa por dois meses. Com a suspensão, o partido justifica ter tempo para concluir as análises das 14 representações contra Ney.
Além disso, o diretório local tenta impugnar a possível candidatura do vereador a deputado estadual, que está sob análise da direção estadual do PT, com base em denúncias que surgiram no mês passado.
As denúncias tratam sobre um possível esquema de corrupção envolvendo a indicação de três pessoas relacionadas à assessora parlamentar do vereador para atuarem junto à Prefeitura, dentre outros. Secretários são apontados como intermediadores no caso.
Na Câmara, Ney se defendeu e disse que sofre de perseguição de membros do PT. “Estou filiado desde 2007. Porque só agora essas denúncias?”, questionou. “Isso mostra desespero”, concluiu, dizendo que registrou um boletim de ocorrência contra os denunciantes.