O público acordou cedo no feriado de quarta-feira, 7, para acompanhar as atividades alusivas ao Bicentenário da Independência do Brasil que a Prefeitura promoveu na Praça Rui Barbosa, no Centro. Mais do que prestigiar as atrações que marcaram a data durante toda a manhã, os mogimirianos vestiram o espírito cívico da comemoração.
Muita gente foi até a praça central de Mogi Mirim carregando algum acessório verde e amarelo, seja usando uma camiseta, carregando uma bandeirola ou mesmo enrolado à bandeira do Brasil.
Com o espírito cívico aguçado, o público acompanhou o ato cívico. Diante dos atiradores do Tiro de Guerra e de membros da Guarda Civil Municipal, e sob o som da Banda Lyra Mojimiriana, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Mogi Mirim. Também houve a execução do hino nacional e do hino da Independência.
As comemorações do Bicentenário da Independência tiveram sequência com uma série de atividades culturais. Para abrir as apresentações, um pouco de história do Brasil. Artistas locais, representando a corte da época da Independência – D. Pedro I, Maria Leopoldina e Princesa Isabel – e interagindo com o público, bem como a leitura da carta enviada por Leopoldina, de Portugal, a D. Pedro, e que deu origem à Independência, deram realismo ao momento histórico.
Depois, muitas atrações, com apresentações dos alunos do Projeto Ser da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Regina Maria Tucci de Campos’; coral municipal; Fanfarra Amigos de Mogi Mirim; Cia de Teatro Vidraça; Congada São Benedito; New Império – Dança Afro; Estúdio Força G; ICA (Instituição de Incentivo a Criança e ao Adolescente); Cebe (Centro de Especialização e Base Educacional); EJA (Educação de Jovens e Adultos); e Escola Estadual Coronel Venâncio.
Também houve a participação de povos indígenas da região, assim como a apresentação da redação da Escola Estadual São Judas Tadeu que se destacou em concurso da EPTV. O público que acompanhou as atividades na Praça Rui Barbosa ainda pôde ver de perto a exposição de alunos da rede municipal alusiva ao Bicentenário da Independência, o projeto de robótica da Escola Estadual Dr. Oscar Rodrigues Alves e visitou a feira de artesanato. Para a criançada, houve distribuição de pipoca e algodão doce.