sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasQuais os riscos de ser um atleta de final de semana?

Quais os riscos de ser um atleta de final de semana?

Os famosos atletas de final de semana são aquelas pessoas que só praticam atividades físicas aos sábados e domingos ou, apenas, em dias de folga. Estas atividades, muitas vezes, são corridas, caminhadas, partidas de futebol, vôlei, dentre outras.
Em um estudo recente, pesquisadores da Univesidade de Loughborough, na Inglaterra, concluíram que, independentemente, da frequência da prática de exercícios ao longo da semana ou, de quanto tempo uma pessoa se exercita, existem, sim, benefícios à saúde, desde que sejam seguidos alguns critérios.
A prática, de maneira casual, gera preocupação, pois o praticante pode exagerar nestes momentos e aí que está o perigo, a pessoa não se apresenta preparada e apta para esta atividade, forçando assim o seu corpo. Este hábito não desenvolve resistência física necessária para o corpo, o que aumenta as chances de lesões musculares e problemas cardíacos, como o infarto.
A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício Físico alerta sobre alguns riscos para a saúde, quando os exercícios físicos são praticados apenas nos finais de semana, sem maior regularidade. Ressalta que um deles é para o coração, que não há condicionamento cardiorrespiratório adequado para a prática de uma atividade intensa. Exercícios como caminhadas mais prolongadas, corridas, futebol ou outras modalidades esportivas aumentariam em, até oito vezes, o risco de parada cardíaca para pessoas que praticam atividade de forma irregular. Outro risco também são as lesões de músculos e tendões, que são comuns nos atletas de final de semana, pela falta de fortalecimento e flexibilidade destas estruturas.
Por isso, é fundamental que seja adotado um estilo de vida mais ativo, com a prática do exercício físico regular. Ou seja, ao longo da semana, envolvendo atividades aeróbicas, exercícios de força como a musculação e flexibilidade.
Desde que não se torne um hábito de vida, aproveite, sim, suas folgas e finais de semana para praticar atividade física, jogos esportivos e de lazer, mas os faça com intensidade leve a moderada, para que não prejudique sua saúde e comprometa sua produtividade na semana que iniciará.

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments