quarta-feira, abril 2, 2025
INICIALColunistasQuantas vezes faremos a mesma coisa?

Quantas vezes faremos a mesma coisa?

Sabe, nas minhas andanças da escola para o jornal, do jornal para casa e por aí vai, fiquei pensando: quantas vezes irei fazer o mesmo caminho em minha história? Quantas vezes irei encontrar com as mesmas pessoas? Quantas vezes vou ver a mesma moça varrendo a calçada? Quantas vezes vou piscar meus olhos? Quantas vezes vou passar sombra em minhas pálpebras? Quantas vezes já achei que fosse morrer de amor e não morri? Quantos recomeços. Até quando iremos recomeçar? É a incógnita da vida, não é mesmo? E assim vamos levando, cada qual com suas crenças e expectativas. Mas o certo é que de algumas situações não iremos fugir!

Assim, resolvi fazer uma pesquisa sobre algumas coisas. A primeira: quantas vezes piscamos por dia? Bom, encontrei informações que dão conta de que por minuto nós, seres humanos, piscamos os olhos até 24 vezes! Agora, calculem isso durante uma vida toda!
Agora, sobre dormir, sabiam que se consideramos uma vida de 75 anos, dormimos por volta de 26? Uma vida repousando!

E se a gente somar o quanto passamo lavando roupa, sabiam que são cerca de três anos? E que passamos cerca de 27 dias da vida esperando por transporte público?

Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o quanto de tempo passamos sorrindo. Cerca de seis minutos ao dia. Pouco perto de um dia de 24 horas? Ou muito?

Conversando sobre o tema com a diagramadora do jornal, a Elisangela, ela me disse que recordou de uma música da banda Teatro Mágico chamada: O que se perde enquanto os olhos piscam? Pois é, o que se perde? Ou o que se ganha na espera do ônibus, por exemplo? Pode ser um amigo, uma boa conversa, uma leitura. Tudo depende de como a gente encara a vida. Da qualidade dos nossos momentos. Sobreviver não é viver!

Ludmila Fontoura é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Puc-Campinas, além de Historiadora e pós-graduada em História Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu, as Fimi.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments