sábado, outubro 12, 2024
INICIALOpiniãoArtigosQuantidade x qualidade

Quantidade x qualidade

Embora tenha pouco tempo de prática clínica, já me deparei durante a fase de estudante com alguns questionamentos em relação à quantidade de comida que ingerimos. As pessoas se preocupam tanto com quantidade de calorias, mas não observam necessariamente a qualidade dos alimentos que estão ingerindo.

Quando se pensa em uma reeducação alimentar, é claro que temos que ter uma referência da quantidade ingerida, mas o mais importante é observar os nutrientes, a qualidade daquilo que estamos fornecendo ao nosso corpo.

Vou dar um exemplo prático: um lanche de um ‘fast food’ famoso tem cerca de 503 calorias, adicionando uma batata frita grande, aumenta-se 422, o refrigerante tem 215 e ainda geralmente se pede um sorvete que possui aproximadamente 426. Ou seja, estamos falando de uma única refeição de 1566 calorias. Essas calorias geralmente são as necessidades diárias para a manutenção do corpo de muita gente.

Agora vejamos o outro lado. Uma refeição de qualidade, minimamente processada, com os nutrientes necessários chegam a ter cerca de 550 calorias, considerando duas escumadeiras rasas de arroz branco (150 calorias), uma concha cheia de feijão (50 calorias), uma escumadeira de legumes refogados variados (cerca de 55 calorias), uma sobrecoxa de frango assada (155 calorias), um prato de sobremesa de salada de alface e tomate (15 calorias) e uma porção de 25 gramas de chocolate 70% cacau (126 calorias). Um prato bem servido, equilibrado e que geralmente atende as necessidades energéticas de um indivíduo adulto.

Daí as pessoas falam “Ah, mas não posso comer nunca um Fast Food?”. Claro que pode, se você manteve a semana toda com uma alimentação equilibrada, não tem por que se privar de alimentos que você goste. Embora seja de menos qualidade, uma vez ou outra não vai ter problema. O que não pode é virar uma rotina, pois, todo dia ingerindo esse tipo de alimento, seu corpo, com certeza, estará em desequilíbrio nutricional.

Por outro lado, podemos avaliar um lanche contendo um iogurte natural (117 calorias) mais uma porção de granolas (cerca de 150 calorias) que totaliza então 267 calorias, enquanto uma porção de quatro coxinhas pequenas de festa tem aproximadamente 276 calorias. Consegue ver a diferença? Praticamente a mesma caloria, mas a qualidade do alimento é extremamente diferente.

É importante analisarmos o valor do que estamos comendo. Quanto mais colorido o prato, melhor, pois cada alimento tem seu nutriente e a variação entre eles no dia a dia é que torna nossa alimentação mais saudável.

É importante salientar que cada pessoa é única e as necessidades energéticas podem variar de indivíduo para a indivíduo, devendo, então, sempre procurar um nutricionista para esta avaliação.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments