sexta-feira, setembro 20, 2024
INICIALColunistasQuaresma: Tempo de graça e de exercícios espirituais

Quaresma: Tempo de graça e de exercícios espirituais

Iniciamos na Quarta-feira de Cinzas, a Quaresma; período que compreende quarenta dias de preparação espiritual para as celebrações do sacrifício redentor de Jesus na Cruz e da instituição da Páscoa Cristã, considerando que a Páscoa Judaica é a celebração da escravidão para a liberdade e a Cristã é a passagem da morte para a vida. A Quaresma, portanto, é um período de práticas de exercícios espirituais que visam fortalecer, neste mundo paradoxal em que vivemos, o cristão na graça do poder salvador de Jesus Cristo. Esses exercícios são atos que colocam conteúdos dentro de nossa vida espiritual cristã; ou seja, os conteúdos espirituais mostram a coerência de um cristão.
A prática do jejum pela assembleia dos que ouvem a pregação da Palavra e dos que comungam a Eucaristia visa o despojar-se das próprias necessidades físicas dos alimentos, para alimentar-se da força espiritual divina para que aquele que jejua se fortaleça – como é forte aquele que vence – ante as dificuldades causadas pelo pecado. Também é neste tempo que a igreja explica mais o sentido místico-cristão das profundidades de uma vida de oração, de vigília espiritual em torno da Palavra de Deus. A oração verdadeira é a movimentação da alma, nosso fôlego vivificado, em direção a Deus, Seu vivificador; a oração é nossa imersão na vida do Pai. Não significa que os cristãos só orem assim na Quaresma, não! Mas, na Quaresma a igreja repete esses ensinamentos, pratica-os mais intensamente para que os novos membros do corpo místico de Jesus que, ano a ano fazem crescer nossa assembleia, encontrem sentido: como entender o sacrifício redentor de Jesus e Sua Páscoa sem oração verdadeira?
Por fim, leva-nos a Quaresma a práticas de atos de nobreza cristã, de caridade e de obras de misericórdia, pois, transformados pela graça de Deus, nós, onde havia reinado o pecado, agora testemunhamos que reina mais poderosamente a graça que salva! Quaresma é tempo de graça espiritual; é uma campanha espiritual onde o objetivo é fazer morrer o pecado e aparecer a graça espiritual que é favor imerecido; é o encontro da bondade de Deus com nossa pequenez. Que seja santa sua Quaresma e que sejam muitos os frutos de conversão!

 

Dom Pedro Paulo Teixeira Roque

Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB.
e-mail: dompedropaulo@uol.com.br
tel. 19 – 9.9996-0607

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments