sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoQuatro estátuas no Centro de Mogi Mirim e Rivaldo "quer" mais uma:...

Quatro estátuas no Centro de Mogi Mirim e Rivaldo “quer” mais uma: a sua

O presidente do Mogi Mirim, Rivaldo Ferreira, aparentemente nervoso, cogitou no último sábado no Romildão que no Centro de Mogi Mirim era para conter uma estátua sua. A frase (“No Centro da cidade era para ter uma estátua minha”) foi dita enquanto Rivaldo, irritado, caminhava após uma discussão com alguns torcedores do time. A frase foi alvo de polêmica nesta semana, principalmente nas redes sociais, já que muitos internautas não aprovam a opinião de Rivaldo. Diante da questão, O POPULAR resolveu levantar as quais foram as personalidades homenageadas ao longo do tempo em Mogi Mirim e quais suas contribuições para a cidade.

Em um levantamento realizado com a ajuda do historiador, Nelson Patelli Filho, foram identificados quatro bustos na região central.

A Praça Rui Barbosa contém três dos quatro bustos. Nela estão localizados os bustos de Chico Venâncio, de Francisco Cardona e do Ruy Barbosa. Já no Jardim Velho, há um busto, que é o do Coronel João Leite.

Patelli Filho explicou a contribuição de cada um, sendo que Chico Venâncio foi deputado estadual, vereador e prefeito, Francisco Cardona, o fundador do jornal A Comarca e consolidador da imprensa mogimiriana, Ruy Barbosa “uma figura de grande realce que esteve em Mogi Mirim fazendo campanha presidencial e foi muito votado na época, por uma quantidade esmagadora de votos em Mogi Mirim” – apesar de não ter vencido, destacou Patelli Filho.

Já o busto de Coronel João Leite fica disposto na Praça Floriano Peixoto, conhecido como Jardim Velho. O coronel não tinha filhos e foi um homem, de acordo com o historiador, que ajudou muito a cidade, com doações a favor de causas filantrópicas e para as igrejas.

Um dos destaques de Nelson Patelli Filho é que as “estátuas” da época eram uma homenagem feita pelo povo para aquele que se destacava na cidade. No caso de Chico Venâncio, por exemplo, ele ressaltou que foi o próprio povo que comprou até mesmo o material para a realização do busto “foi um agradecimento do povo pelo que foi realizado enquanto ele era político”, disse.

Questionado sobre o que acha da polêmica frase de Rivaldo, o historiador disse que não acha que o presidente tenha direito a uma estátua, pois já recebeu um dos maiores títulos oferecidos pela cidade e nem sequer foi receber. “Ele já foi homenageado pela cidade com uma medalha João Teodoro, que é um instrumento para homenagear quem batalhou pela cidade, é um título altamente significativo, e ele nem foi receber. Ele quer homenagem maior que essa? O Rivaldo já recebeu o que tinha que receber. Quem merece uma estátua por causa do futebol é o Wilson Fernandes de Barros, graça a ele temos um estádio, um time (…)”, finalizou Nelson Patelli Filho.

Rivaldo merece uma estátua no Centro? Quem merece?

“Quem merecia uma estátua no Centro era o Barros, ele aguentou um tempão, enfiava a mão no bolso. O Rivaldo não tem porque merecer, ele não faz nada de graça. Até o estádio no nome do pai dele não tem nada a ver”

Sebastião Lélis Brito, o Leleco

“Ele merece, porque fez aqueles prédios, derrubou a casaiada velha e deu serviço para meio mundo. Limpou o Centro, que ficou novo e bonito. O que tá dando palhaçada é aquele negócio da igreja que deu uns probleminhas porque tem uns oreiudos que querem preservar coisa velha e cria problema com ele. Ele já propôs deixar tudo novo e esses palhaços ficam atrapalhando a vida dele”

Sebastião Franco Lanotovitsen

“Não merece, ele é presidente de um clube particular ainda. Mogi Mirim deu tudo para ele. O que tem de estátua já está bom, não tem nenhum cidadão a merecer isso. Deus fez a gente para trabalhar humildemente para ajudar o semelhante e não para ter estátua”

Amilson Eduardo dos Santos

“Ele merece porque é uma boa pessoa, honesta, batalhou muito para chegar aonde chegou. Isso é muito importante”

Olga Librelon de Moraes

“Não merece, é uma boa pessoa, mas tem gente mais importante daqui mesmo. Talvez o Adib Chaib, que foi prefeito muito tempo, bom”

Airton Citelli

“Acredito que sim. Por ele não ser um cidadão de Mogi, mas o que ele fez pela cidade, ele pegou o time, foi passado de família para família, hoje ele está à frente, não desistiu do time. Trabalhou em prol da cidade, mas podia dar mais valor aos jovens do Amador da cidade que poderiam serem aproveitados na base. Quem merece também é uma pessoa que o pessoal daqui acho que esqueceu, foi muito bacana, muito bom na época, foi vereador e prefeito, Jamil Bacar”

Ronaldo da Silva

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments