No mês de agosto comemora-se o Dia dos Pais e filhos se reuniram com suas famílias para prestigiar os seus pais, um privilégio para aqueles que os têm em vida. A figura do pai nos remete imediatamente a Deus, pois Ele é também um pai.
Jesus, em sua missão na Terra, costumava chamar a Deus de pai, isso trouxe curiosidade na vida de seus discípulos que o procuraram dizendo: – “ensina-nos a orar”. Em outras palavras eles estavam dizendo: “Queremos falar com o pai”.
Então Jesus nos ensinou a maior e mais bela oração, o Pai Nosso. Em cada partícula dessa oração temos algo abençoador para a nossa alma e que não deve apenas ser repetida de forma decorada e mecânica. Em síntese essa oração mostra a essência do eterno pai. Primeiramente vemos que Deus é um pai e que preparou um lugar para seus filhos morarem.
“Pai nosso que estás no céu”. Logo em seguida vemos o nome do pai, que deve ser honrado e jamais tomado em vão. “Santificado seja o teu nome”.
Então vemos que o nosso Pai também é um rei. “Venha a nós o teu reino”. A primeira mensagem de Jesus na terra foi esta; é chegar no Reino dos céus. A oração segue pedindo pela vontade do Pai, pois é direito paterno mostrar sua vontade aos filhos, encaminhando-os no caminho do bem. “Seja feita a tua vontade”.
A oração inclui nossas necessidades físicas simbolizadas no pão. “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Aqui temos a benção da provisão. Essa linda oração também trata de algo extremamente importante e necessário, a questão do perdão. “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos nossos devedores”.
E aqui temos um alerta, pois seremos perdoados por Deus na mesma medida que perdoarmos o próximo! Realmente nada falta nesta oração, pois o próximo passo é pedir por proteção. “Não nos induza cair na tentação, mas livra-nos do mal’.
Sabemos que o mal existe e está em todo lugar. Há pessoas a serviço do maligno e maldades são vistas em todo lugar e em todo tempo, mas o pai está a nos livrar.
O fim desta magnífica oração anuncia e exalta a soberania bem como a glória e o poder de Deus. “Pois teu é o Reino, o poder e a Glória para sempre, amém”. E com essa singela reflexão convido o leitor de O POPULAR a orarmos o Pai Nosso.
Abraços e Orações.