A Organização Não Governamental (ONG) Hospitalhaços, que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos aos hospitais, vai selecionar nos próximos dias novos voluntários. Mogi Mirim e Mogi Guaçu contam com 41 voluntários atualmente e a ONG está com mais dez vagas para serem preenchidas e que atenderão as duas cidades. A seleção é feita por etapas, sendo que a primeira ocorrerá no dia 13 de fevereiro às 13h30 no Hospital 22 de Outubro, que fica à Avenida 22 de Outubro, n° 733, no Jardim Santa Helena, em Mogi Mirim.
A primeira etapa, que ocorrerá no dia 13, trata-se do momento de apresentação do candidato, em que é preciso preencher a ficha de inscrição e uma carta declarando interesse na atividade. É também o momento no qual os interessados irão assistir um vídeo/palestra institucional sobre a Hospitalhaços, que visa esclarecer mais sobre a ONG. Após, os candidatos passam por uma entrevista e também por dinâmicas. O processo terá duração de três horas e meia.
E, atenção, não é porque a ONG se chama Hospitalhaços que admite apenas voluntários que queiram atuar como palhaços humanitários. Há outras oportunidades, como atuar na realização dos eventos, na captação de recursos, na área de comunicação, administração, brinquedoteca, etc.
Além da palestra, entrevistas e dinâmicas, os aprovados na primeira etapa e que se interessam por ser palhaços humanitários, seguem para treinamentos específicos que visam aprofundar o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido no ambiente hospitalar.
Na região, os voluntários atuam aos sábados na Santa Casa de Mogi Guaçu, Hospital São Francisco, Tabajara e também em Mogi Mirim, no Hospital 22 de Outubro. As atuações podem ser semanais ou mensais, por isso é importante comparecer à palestra para saber detalhes de como a ONG atua.
Para se inscrever no processo de seleção, a ONG solicita que os interessados sejam alfabetizados, tenham no mínimo 16 anos – completos até o dia 11 de janeiro, tenham aptidão física e mental para as atribuições do voluntariado e conheçam as informações contidas no edital – disponível no site. (hospitalhaços.org.br)
De acordo com a Hospitalhaços “não há um perfil pré-definido, por isso as entrevistas são realizadas por psicólogos da ONG que irão avaliar os perfis dos candidatos e ver qual a área de atuação ele se enquadra melhor”.
Sobre a ONG
A Hospitalhaços utiliza a figura do palhaço para levar sorriso ao ambiente hospitalar. O objetivo, de acordo com a ONG, é criar um ambiente mais alegre e descontraído para os pacientes, familiares e para os profissionais da área de saúde. O ambiente mais leve é proporcionado por meio de palhaços e brinquedistas.
A ONG existe desde 1999 e beneficia 465 mil pessoas por ano em 22 Hospitais. No total, 500 voluntários participam da Hospitalhaços.
Serviço
Seleção de voluntários da Hospitalhaços
Data: 13 de fevereiro
Local: Hospital 22 de Outubro, em Mogi Mirim
Horário: 13h30
Mais informações: www.hospitalhacos.org.br