Mais um Festival de Cinema de Mogi Mirim se aproxima. O mês de realização será outubro, mas a programação fechada estará disponível nos próximos dias. A novidade é que estão abertas as inscrições para participar do evento. Podem ser inscritos filmes de variados gêneros e, para este ano, a novidade é que haverá também concurso de roteiros, sendo que um deles poderá produzido pela organização do Festival. Os filmes podem ser inscritos até o dia 20 de setembro e os roteiros até 30 do próximo mês. Até o fechamento desta edição, em seis dias de inscrição, o Festival já havia recebido 26 filmes entre nacionais e internacionais.
“Estamos recebendo via Correios e plataforma online e já recebemos 26 filmes nacionais e internacionais. Estamos assustados, mas contentes e felizes. É Mogi Mirim para o mundo mesmo”, destacou Luiz Dalbo, um dos organizadores do Festival.
No caso dos filmes, podem ser inscritos filmes nos gêneros ficção, animação, documentário e trabalhos estudantis. Os filmes devem ser em formato de curtas, com duração máxima de 15 minutos. A relação dos filmes selecionados com o objetivo de serem exibidos no Festival será disponibilizada no início do mês em que ocorrerá o festival (outubro). Podem inscrever filmes pessoas de todo o Brasil e até produções internacionais são recebidas.
Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria e ainda haverá o prêmio estudantil estímulo (já que estudantes de escolas particulares, públicas, ONGs e até faculdades podem participar), o prêmio júri popular (o público poderá escolher o filme preferido) e as menções honrosas.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 21 de outubro, com troféus e certificados.
Junto às premiações já destacadas, o melhor roteiro também será reconhecido. No entanto, é importante destacar que serão recebidos apenas roteiros do gênero ficção.
O júri irá avaliar no caso dos filmes: a criatividade da proposta, qualidade do conteúdo histórico, da imagem e do som, adequação da trilha sonora, interpretação dos autores, qualidade da direção e o uso da imagem pública.
Já para o roteiro, os itens avaliados são: a excelência e a relevância do projeto, a qualidade artística do roteiro e a viabilidade da produção.
O concurso de roteiros está sendo realizado pela primeira vez em Mogi Mirim. Já o Festival está em sua quinta edição e é realizado por meio da parceria entre a Vidraça Produções Artísticas e a produtora Paco Huberts, ambos de Mogi Mirim.
“A ideia em inserir o concurso de roteiros é porque queremos deixar o Festival ainda mais completo. Já temos as sessões, as oficinas e agora o concurso de roteiros. Queremos incentivar os escritores. Quem escreve, escreve para qualquer lugar e temos bastante escritores na cidade”, disse Dalbo.
Proposta do Festival
Neste ano, o objetivo é realizar as sessões com os filmes premiados em ONG’s de Mogi Mirim. Assim, de acordo com a organização do evento, seria possível democratizar ainda mais (já que as entradas ao evento são gratuitas) o acesso à população.
Além disso, está em vias de ser fechada também uma oficina de maquiagem para cinema e outra de efeitos especiais.
Outra proposta é a realização da sessão acessível que, no último ano, fez enorme sucesso. É uma sessão destinada a atender pessoas com deficiência e discussão sobre a temática.
Regulamento e Inscrições
Para saber mais sobre como se inscrever no Festival, acesse o site http://phfilmes.com.br/ e siga até aba Regulamento. Neste local, é possível ter acesso a mais detalhes.
Além disso, os e-mails de contato para mais informações são cia_vidraca@yahoo.com.br e contato@phproduções.com.br.
Os telefones disponíveis são (19) 3805-4381 – Marcelo Perri, (19) 9 9218-7013 – Luiz Dalbo e (19) 9 8275.3048 – Natália Valéria.