O grupo Rádio Sucata, que é de Mogi Mirim, e constrói instrumentos musicais com base em materiais descartados, no caso, lixo, irá se apresentar no Itaú Cultural de São Paulo no final deste mês, dia 30, e início de abril, dia 1°, com contação de história no espaço denominado Cantinho da Leitura. O final de semana é marcante para o grupo e também para a cidade, uma vez que extrapola as fronteiras do município para levar arte para outros cantos do Estado. O grupo conta com o idealizador do projeto e músico, Paulo Salmaci, a atriz Maria Angélica Urbano, e com a produtora Carolina Desoti.
As apresentações nas duas datas que compõem o próximo final de semana ocorrerão a partir das 12h e são livres para todos os públicos. “Todos os finais de semana, o Itaú Cultural conta com o Cantinho da Leitura, que é um espaço aconchegante dedicado para mediação de leitura, onde também funciona uma feirinha de troca de livros e DVDs infantis”, explicou a produtora Carolina Desoti.
O objetivo da Rádio Sucata ao trabalhar com contação de histórias é fomentar a imaginação das crianças, apresentar músicas, que são tocadas e cantadas ao longo da exposição, e também há, ao final de cada apresentação, uma conversa sobre o processo de construção dos instrumentos com o objetivo de aguçar a criatividade das crianças.
Durante os dias em que a Rádio Sucata estará presente no Itaú Cultural haverá apresentação, entre tantas, de As panquecas de Mama Panya, que apresenta a vida de uma moradora de um vilarejo no Quênia. Mama Panya resolve fazer panquecas e vai ao mercado com o filho Adika. No caminho, são compartilhados detalhes da vida cotidiana, dos animais e da cultura de um vilarejo da costa Leste da África.
Também haverá contação das histórias: A Velha Misteriosa, Carne de Língua, O Macaco que Perdeu a Banana e O Pote Vazio.
O Itaú Cultural fica localizado à Avenida Paulista, n° 149, em São Paulo. Fica próximo à estação Brigadeiro, do Metrô. Quem sabe você não se anima para dar um passeio diferente!