O mesatenista Luiz Filipe Guarnieri Manara já começa a traçar o planejamento de treinos para a temporada de 2023. Em novembro, tem Jogos Parapanamericanos em Santiago, no Chile, competição que classifica para as Paralimpíadas de Paris, em 2024. Ele termina o ano de 2022 bem ranqueado em âmbito mundial, o que o deixa bem animado para o próximo ano, quando a meta e é garantir presença nos Jogos de Paris.
“O ano (2022) foi bem bacana, acabo próximo do top 20. Estava entre 37º e 38º no ranking e com as conquistas no Aberto do Brasil e na Argentina, foi uma subida muito boa, chegando perto das minhas melhores colocações no individual. Por isso, já estamos planejando a temporada de 2023, ver onde irei treinar, se vou continuar aqui por Mogi Mirim. Como tem parapan no próximo ano, a temporada tem que ser muito bem planejada”, frisou.
Na última atualização do ranking da classe 8, neste mês de dezembro, Luiz Filipe aparece em 22º lugar na simples, em 21º nas duplas masculinas e em 15º nas duplas mistas. Muito dessas colocações se devem às participações na Copa Tango, válida para o Circuito Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico, que aconteceu em julho, na Argentina, e em outubro, no Aberto Paralímpico do Brasil de Tênis de Mesa, que aconteceu no Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).
Na Copa Tango, ele faturou a medalha de ouro tanto na competição de duplas, ao lado de Cláudio Massad, quanto em duplas mistas, com Danielle Rauen. Além dos dois títulos, Manara se sagrou vice-campeão no torneio individual. Já no Aberto do Brasil, também válido pelo Circuito Mundial, Manara foi campeão no individual e vice nas duplas ao lado de Cláudio Massad.
Em novembro, o mesatenista teve a chance de subir ainda mais no ranking, ao integrar a seleção brasileira no Campeonato Mundial da modalidade, que foi disputado em Granada, na Espanha. Tanto no individual, quanto nas duplas masculinas, ele parou nas oitavas de final.