A Copa Pentagon de Futebol Amador terminou no domingo, dia 1º de dezembro. Após as conquistas da Tucurense, na Série A e do Mirante, na Série B, a taça da Série C ficou com o Recanto da Cachoeira. Na grande final, vitória da equipe alviverde por 3 a 1 sobre o JS, em jogo realizado no estádio Ismael Poletini (Santa Cruz).
Vitória construída nos gols de Carioca, Negão e Jesus, que colocaram o nome na história da agremiação, recém-criada e que iniciou a trajetória já com um título incontestável. Afinal, em 12 partidas na Terceirinha, a Águia venceu 12 vezes. Isso mesmo. Fosse em uma corrida automobilística, seria um triunfo de ponta a ponta.
“Sem dúvida ganhar um título de forma invicta e com 100% de aproveitamento é especial”, afirmou o goleiro Alex Scapin, um dos destaques da campanha verde e branca. O arqueiro terminou o campeonato não apenas como campeão, mas também com o troféu de goleiro menos vazado. O time sofreu gols apenas nas oitavas de final, quando fez 3 a 1 sobre o Bairro Garcez e na decisão, quando repetiu o placar sobre o JS.
“É uma sensação muito boa. Não queria ter tomado nenhum gol nesse campeonato, mas está ótimo ter levado apenas dois gols. Tenho que agradecer meus companheiros também, porque sem eles eu não teria conseguido sozinho”, pontuou. Alex é uma das principais bandeiras do clube não apenas por sua presença no gol, mas também pela atuação como dirigente.
Além de tudo, celebrou o fato de ter conquistado o título ao lado do pai, Milton Santo Scapin, técnico da Águia. “Ganhar um título com seu ídolo não tem preço”, exclamou. O goleiro ainda avaliou a campanha e frisou que, na reta final, o Recanto da Cachoeira cresceu ainda mais, já que sabiam que poderiam brigar por algo mais.
“Na decisão sabíamos que não iria ser um jogo nada fácil. Porém, o time já entrou em campo com objetivo de ser campeão e a gente não poderia deixar escapar essa oportunidade, até pela campanha que fizemos o campeonato todo. Senão, tudo isso seria em vão”. Para o ano que vem, a expectativa é manter a base e reforçar ainda mais o time, desta vez, na Série B.
A campanha
A trajetória do Recanto teve início no dia 21 de julho, quando a equipe fez 2 a 0 sobre o Santa Luzia. Na rodada seguinte, goleada por 5 a 0 sobre o Arena. O placar foi repetido na terceira rodada, quando a vítima foi o Borussia/União. Na sequência, vitória por 2 a 0 sobre o Pavilhão 09. A quinta rodada voltou a ter goleada da equipe verde e branca, que fez 7 a 0 sobre o Milennium.
Depois, mais um triunfo com placar avantajado, com os 4 a 0 sobre o Inocoop. Porém, não mais que a goleada de 10 a 0 para cima do Manto. No fechamento da primeira fase, vitória por 4 a 0 sobre o Colorado. O primeiro gol sofrido foi nas oitavas de final, quando a equipe fez 3 a 1 sobre o Bairro Garcez. Nas quartas, a vítima foi o Pavilhão 09, por 1 a 0 e, na semi, 2 a 0 para cima do Santa Luzia. Depois, 3 a 1 sobre o JS na final e taça garantida.