Um dos principais problemas enfrentados pelas cidades é dar um destino adequado para os resíduos gerados nas residências, que muitas vezes estão sendo descartados incorretamente, trazendo uma série de consequências indesejáveis.
A princípio, existem duas propostas para resolver tal problema: A primeira é a construção de aterros sanitários e a segunda é a coleta seletiva, com a transformação dos resíduos domésticos orgânicos em adubo orgânico, através de um processo de compostagem, em concomitância à coleta seletiva da fração inorgânica (papel, plástico, metais, vidros, etc.).
Para o resíduo orgânico doméstico a compostagem é a solução.
Uma das grandes e positivas consequências da coleta seletiva é a sustentabilidade ecológica, a qual foi estimada através da análise das funções ambientais exercidas pelos ecossistemas, citadas no Eco Guia: Valoração da Coleta Seletiva.
Nessa análise, os benefícios proporcionados pelos ecossistemas estão relacionados ao conceito de “funções ambientais”, isto é, à capacidade dos mesmos de fornecerem “bens e serviços” que satisfaçam, direta ou indiretamente, as necessidades humanas.
O Eco Guia trata também das Funções Ambientais, Funções de regulação, que são aquelas relacionadas à capacidade dos ecossistemas naturais ou seminaturais em regular os processos ecológicos essenciais de suporte à vida, contribuindo para a manutenção da saúde ambiental, pelo fornecimento de ar, água e solos não poluídos. Passando a falar sobre balanço local e global de energia, composição química da atmosfera, clima local e regional, escoamento e prevenção de enchentes, prevenção da erosão do solo, conservação de nascentes, energia solar e produção de biomassa, estoque e reciclagem de matéria orgânica, armazenamento e reciclagem de resíduos inorgânicos, estoque e reciclagem de nutrientes, regulação do mecanismo de controle biológico de populações (como abelhas, pássaros e insetos com função polarizadora), e também a manutenção dos habitats para migração e procriação de espécies, que inclui também manutenção da diversidade genética.
Outro tópico importante é a sustentabilidade social na implantação de um sistema de compostagem ao invés de implantar um aterro sanitário na cidade, algo que pode ser estimado pelo potencial da transformação do “lixo” doméstico em composto orgânico. Para que isso ocorra, porém, algumas questões básicas devem ser discutidas junto à população da cidade.
Se a maioria da população concordar em mudar seus hábitos em relação aos resíduos gerados nas residências, a proposta da implantação da compostagem e coleta seletiva poderá ser realizada com sucesso. No entanto, sabe-se que para que a coleta seletiva ocorra de maneira eficiente é preciso que toda a população esteja consciente das vantagens que ela realmente proporciona, através de um trabalho de informação e conscientização.
Precisamos transformar nossas mentes para que os resíduos que produzimos não sejam vistos como “lixo”, mas sim como matéria-prima para a produção de novos produtos. Segundo Ulisses Girardi, “a compostagem nada mais é que transformar a matéria orgânica em adubo orgânico de qualidade”. Um ato em prol da sustentabilidade que traz inúmeros benefícios e vantagens à população e ao meio ambiente.
“Não há a menor dúvida de que o “lixo” urbano doméstico é um problema mundial. Dar uma destinação adequada e sustentável é dever das autoridades federais, estaduais e municipais e da população, pois o destino inadequado coloca em risco a saúde da população e do meio ambiente.
Como ambientalista, profissional na área de transformação de resíduos e com a minha experiência ao longo dos anos, faço algumas considerações sobre o assunto: percebo que “lixo” não existe, o que existe são resíduos mal aproveitados. É um absurdo pensar que no Brasil estamos procurando alternativas para o destino do resíduo orgânico doméstico.
A compostagem é a solução adequada sustentável e definitiva, com inúmeras vantagens econômicas, ambientais e sociais”. — Ulisses Girardi.
Não existe um planeta alternativo. Mais uma razão para fazer a coleta seletiva.
Download do Eco Guia: http://ulissesgirardi.com.br/wp-content/uploads/2019/01/valoracao200x275-2019_interativo.pdf