Depois de implantados 5.125,25 metros da rede do Coletor Tronco Santo Antônio, a Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim), está executando o serviço de videoscopia/endoscopia da rede.
O objetivo é verificar a qualidade do serviço executado e averiguar possíveis falhas como: infiltração excessiva, deformação da tubulação, integridade das conexões e identificação de pontos de flexão da tubulação (selagem), que podem influenciar no escoamento do esgoto de forma técnica e ordenada.
A avaliação é feita por meio de uma videoinspeção, realizada por um robô equipado com câmera automatizada e controlado de forma remota.
O robô percorre a tubulação e envia as imagens para um equipamento com software de controle operacional, que permite a captura e gravação dessas imagens e vídeos, posteriormente usados para a elaboração do laudo técnico. Toda a inspeção da rede coletora pode ser acompanhada ao vivo através de um monitor.
As obras de implantação dos coletores-tronco e interceptores fazem parte do plano de ampliação de tratamento de esgoto do município.
Aliado a essas obras, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) implantou mais um sistema de pré-tratamento, reator biológico e decantador, aumentando sua vazão de tratamento de 150 para 225 litros por segundo.
Com a conclusão das obras, a previsão é de que o município tenha aproximadamente 95% do seu esgoto tratado. (Da Redação)