A participação de Mogi Mirim na próxima edição dos Jogos Regionais, marcado para ser realizado entre os dias 1º e 7 de julho, está em xeque. A Secretaria de Esporte, que coordena o número de atletas, técnicos e define quais modalidades irão representar a cidade na disputa, está insatisfeita com a realidade vista nos últimos anos. Dentre as reivindicações, a principal delas está ligada ao investimento exorbitante realizado por determinadas cidades, o que na opinião da secretaria vem fazendo com que os jogos percam sua essência.
“As cidades menores não vão mais querer ir aos jogos. Você vai, gasta dinheiro para manter a delegação e toma pau de cidade que vai lá e gasta R$ 1 milhão em contratação de atleta, como Americana. Vai, ganham e batem em todo mundo. As cidades menores não têm condições, vão para apanhar. Se não tiver uma mudança, vão acabar desistindo dos jogos regionais.”, desabafou o secretário de Esportes, Dirceu Paulino.

Em sua visão, o gasto financeiro com os jogos, utilizado nas despesas da delegação, como inscrições, viagem, alimentação, entre outros, poderia ser aplicado em setores do Esporte, melhorando a infraestrutura e colaborando no desenvolvimento de novos talentos. “Uma das reivindicações é mudar os Jogos Regionais para que as cidades menores tenham condições de ter um embate no mesmo nível. Enquanto os jogos beneficiem a cidade, fazendo que os atletas tenham um desenvolvimento, tudo bem, mas a partir do momento que uma cidade que vamos jogar gasta R$ 1 milhão, já começa a ser desinteressante”, explicou o secretário.
Somando todas as regiões do Estado, mais de 450 cidades participam dos jogos. Mogi Mirim disputa a competição diante de adversários de outras cidades da região, formada por cerca de 20 a 30 municípios.
Panfletagem
Uma reunião sobre os jogos realizada em Artur Nogueira, que contou com a participação de inúmeras cidades, serviu para que municípios da região, ligados à recém criada Associação Desportiva Regional (ADR) buscassem levar suas reivindicações à Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Entretanto, várias delas, incluindo Mogi Mirim, representado por Dirceu Paulino, não conseguiram participar da reunião. Com isso, foi definido que nos próximos encontros estaduais, realizados seguindo um calendário elaborado pela própria secretaria, haverá a presença de representantes de cada cidade da região e a entrega de panfletos nas imediações do local dos encontro. No documento, todas os pedidos dos municípios.
O desejo de Paulino é também promover uma reunião entre técnicos, jogadores e o prefeito Gustavo Stupp para debater o rumo dos jogos.