Foi reinaugurado, no dia 29 de abril, o Museu Histórico e Pedagógico “Presidente João Teodoro Xavier”, que fica no segundo piso do Centro Cultural “Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, à Avenida Santo Antônio, no centro da cidade.
Fazia quase 10 anos que o espaço, que conta muito da história de Mogi Mirim, estava fechado. Agora reformado e reinaugurado, o museu local tem previsão de reabrir ao público no mês de junho, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 17h, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Dalbo.
Sua reinauguração contou com a presença do prefeito Paulo Silva (PDT), vice-prefeita Maria Alice Mostardinha (SD), secretários municipais, vereadores, integrantes do Cedoch (Centro de Documentação Histórica “Joaquim Firmino de Araújo Cunha”), que cooperaram no trabalho de restauro de peças e montagem do museu, e convidados.
O acervo conta com mais de 880 peças expostas, sendo que há outras 400 aguardando para serem catalogadas, limpas ou restauradas antes de serem expostas. Entre as raridades já expostas está uma banheira de mármore de meia tonelada, na qual Dom Pedro II se banhou quando esteve em Mogi Mirim para a inauguração da Estrada de Ferro Mogiana.
Há também artigos bélicos sobre a Revolução de 1932, peças sacras, indígenas e de origem africana, bem como itens antigos, como máquinas fotográficas, de costura, selos, medalhas entre muitos outros.
“Por tudo isso, o museu tem o viés cultural, educacional e turístico que abre para visitação lúdica e de memória”, observou o vereador Alexandre Cintra. “Queremos alinhar de forma pedagógica, didática e lúdica a visitação com a rica história da nossa cidade”, destacou Dalbo.
O museu vivo significa a preservação da cultura, da história de uma comunidade.
“Um povo que não preserva sua cultura, sua história, é um povo sem memória”, disse Mostardinha. “Um povo sem memória está fadado a cometer os mesmos erros do passado no presente e no futuro”, emendou o vereador Dirceu Paulino.
“Não queremos só comida. Queremos diversão, arte e cultura”, concluiu Paulo Silva.
Semana
O museu de Mogi Mirim completa 60 anos de existência em 2022.
Neste mês de maio, o município participará da Semana Nacional de Museus, de 17 a 21.