sábado, abril 19, 2025
INICIALOpiniãoArtigosRelacionamento abusivo

Relacionamento abusivo

O relacionamento abusivo nada mais é do que quando, em uma relação, seja ela conjugal, parental, profissional e até mesmo social, existe alguma forma de violência contra a saúde física ou emocional do indivíduo e se caracteriza por haver um abusador e uma vítima.

O abuso físico inclui bater, empurrar, puxar cabelos, tapas, beliscões, chutes e outros, mas o mais frequente e o que mais “machuca” e gera traumas é a agressão emocional. Ela inclui o humilhar, provocações, criar apelidos como ‘gorda’, ‘burra’, ‘incompetente’ e por aí vai.

Gerar sentimentos de culpa à pessoa que nada fez, “escravizar” a vítima de suas próprias vontades, limitando-a a fazer tudo o que o abusador deseja, entre outras situações, esta é a que mais gera consequências duradouras e se faz promover uma dependência emocional que se torna quase impossível de sair dela. Algumas dicas de que você pode estar sofrendo de um relacionamento abusivo.

1 – Ele(a) tem controle absoluto de sua vida;
2 – Constantemente age com desrespeito ao se dirigir a você;
3 – Não se preocupa em humilhar você, mesmo em frente aos outros, até parece gostar disso;
4 – Você sente que está tendo que pedir permissão para tudo;
5 – Tudo o que você faz, mesmo que seja para ele, ainda há reprovação de suas atitudes (desaprovação de tudo);
6 – Mesmo sentindo que está fazendo ou fez o certo, a sensação de culpa só aumenta;
7 – Não existe reconhecimento pela mulher que você se tornou e muito menos pelo que pode ser;
8 – Fica desesperada para ficar longe quando está perto, mas ao ficar longe fica angustiada para poder estar presente (isto é dependência emocional);
9 – Você começa a perceber que os momentos de tensão entre os dois são construídos, pois não tinha nada para chegar àquele ponto de discussão e mentiras;
10 – Sentimento de alegria longe da pessoa e de culpa ao mesmo tempo por não estar compartilhando ou avisando ele;
11 – Um desentendimento nunca é resolvido, sempre aparece uma situação para tapar ou silenciar aquela situação, ainda assim ela se volta contra você que passa a ser culpada pelo que aconteceu;
12 – Você não consegue mais falar, sua voz se anula em tudo, se fechando em si mesma, com tristeza e depressão.

Saiba que para haver um relacionamento abusivo, a vítima estabelece uma dependência emocional com o abusador e isto pode estar ligado a conflitos internos desde a infância e que ainda não foram resolvidos. Por isso a dificuldade para sair desta situação. Assim, basta, na maioria dos casos, resolver este conflito que se torna mais fácil sair deste relacionamento.

A procura por ajuda profissional se faz mais do que necessária, pois as limitações geradas por crenças limitantes a impedem de seguir e sozinho é quase que impossível se libertar. E você, como está com sua relação? Mostre este artigo para alguém que conheça que pode estar passando por isso.

Beijo no seu coração!
Flávio Campos WT

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments