Quase um ano após a Prefeitura assumir a intervenção, sob mandado judicial, dos serviços SUS (Sistema Único de Saúde) na Santa Casa, o retorno da população frente aos atendimentos prestados têm atingindo altos índices, superando os 90% de aprovação entre ótimo e bom, segundo a própria Prefeitura. Os dados constam em relatório apresentado pela direção da intervenção, no último dia 19, e são referentes a janeiro de 2020. O posicionamento dos pacientes e familiares foi efetivado através da Ouvidoria do hospital de forma voluntária e avaliou os serviços desde o atendimento das recepcionistas e equipes de enfermagem e médica até a limpeza dos quartos e a qualidade das refeições. UTI Neonatal recebeu nota 100.
Vagas para cursos
na área de costura
Em parceria com o Senac, o Fundo Social de Solidariedade disponibiliza vagas para dois cursos gratuitos: Embalagem (da criação à finalização) e Reparo, Reforma e Ajuste de Roupas. As inscrições para ambos os cursos serão abertas na próxima terça-feira, dia 3. O curso de Embalagem (da criação à finalização) acontecerá de 16 a 30 de março, com aulas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30. Já o curso de Reparo, Reforma e Ajuste de Roupas ocorrerá no período de 10 de março a 2 de abril, com aulas às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Os interessados deverão se inscrever no Fundo Social, localizado no Espaço Cidadão, local onde também serão ministradas as aulas.
Ponte em Itapira
segue interditada
Principal acesso à região da Ponte Nova pela SP-340 (Itapira-Lindoia) continua fechado tanto para motoristas como para pedestres. A decisão judicial que bloqueou a passagem na semana passada segue em vigor. Um recurso interposto pela Prefeitura de Itapira para tentar derrubar a intervenção foi rejeitado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A Prefeitura argumentou que o bloqueio viola o direito de ir e vir das pessoas. A Justiça entende que a estrutura não oferece condições de segurança para o tráfego de veículos pesados – como caminhões e ônibus, que costumam passar pela ponte. O Ministério Público cobra obras na estrutura para que a ponte possa ser novamente liberada.
133 mil veículos
passaram pela 340
A Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e a Renovias registraram movimento de 133 mil veículos na pista norte do Pedágio Jaguariúna (sentido Campinas/sul de Minas Gerais), localizado na SP-340, durante o Carnaval – de 21 a 26 de fevereiro – durante a operação especial montada para os dias de folia. Durante os cinco dias, foram realizados 712 atendimentos aos usuários, incluindo serviços de guincho, socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar. O Centro de Controle de Operações (CCO) da Renovias, que funciona 24 horas por dia, atendeu 723 chamados. Houve o registro de 25 acidentes, com 17 vítimas leves e cinco graves.
Chuva ‘engole’
caminhão no Guaçu
As chuvas constantes provocaram a queda de uma ponte na estrada vicinal que liga Mogi Guaçu ao Distrito de Martinho Prado Júnior, na divisa com Conchal, e causaram uma tragédia ontem de manhã. Um caminhão caçamba carregado de areia foi engolido pelo buraco aberto na cabeceira da ponte sob o córrego Mascate, no quilômetro 9. O motorista, Antônio Coraine, ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Em nota, a Prefeitura de Mogi Guaçu lamentou a fatalidade. Informa que guardas municipais faziam orientação no trecho e que, segundo a Defesa Civil, choveu na região 105 milímetros em 24 anos, elevando o nível do córrego até transbordar e fazer o asfalto solapar. O trecho está interditado para recuperação