Fatos do esporte mogimiano e do Estado de São Paulo ocorridos no ano de 1946:
Mogi Mirim Esporte Clube – Diretoria
Com mandato para o ano de 1946, a diretoria do Mogi Mirim na seguinte composição: presidente – Dr. José de Abreu Prado, vice-presidente – Mário Ceregatti, primeiro secretário – Humberto de Barros Franco (Bertão), segundo secretário – Ederaldo Silveira Bueno, primeiro tesoureiro – Luiz Gonzaga de Amoedo Campos, segundo tesoureiro – Clayton Semeghini, diretor social – Luiz Moraes – diretor de esportes – Humberto Barros Franco (Bertão) – representante junto à Federação Paulista de Futebol – Dr. Herminio Benedito Masotti (Dr. Nini). Para essa diretoria se deve a inauguração do Estádio Vail Chaves, em 29 de agosto de 1943.
Tenistas Mogimirianos
Em 1946, Mogi Mirim contava com excelentes tenistas, de grande capacidade técnica. Entre eles, Dr. Hermes Netto de Araújo, Milton Pedreira, Joaquim Ferreira Lima (Quinzóte), Mário Milano, dona Irene Netto de Araújo e outros, sempre vencendo torneios regionais e estaduais, com grande destaque no cenário de tênis paulista. Atualmente, apesar do grande número de praticantes, cerca de 800, não existem grandes revelações para substituir os antigos campões desse esporte, em Mogi Mirim.
O Time Base do Mogi em 1946
Uma escalação que conquistou muitas vitórias: Edmundo; Flávio e Palma; Bagatella, Alcides e Teléco; Armandinho, Clóvis, Raul, Valdemar e Dedé. Na época, imperava o sistema dois, três, cinco (WM, dábliu eme), dois beques, três meio campistas e cinco atacantes. Os craques do time eram Bagatella, Armandinho e Raul.
Campeonato Paulista de 1946
Com grande campanha, o São Paulo Futebol Clube conquistou invicto o campeonato paulista de 1946. Em 20 jogos, conquistou 37 pontos, com 17 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota, 62 gols marcados, 20 gols sofridos, saldo de 42 gols. O time base, campeão: Gijo; Piolim e Renganeschi; Rui, Bauer e Noronha; Luizinho, Sastre, Leônidas, Remo e Teixeirinha. Técnico – Joréca. O grande destaque do São Paulo foi o trio defensor Rui, Bauer e Noronha. E no ataque, o argentino Sastre e o “Diamante Negro” Leônidas, que recebeu de presente um diamante negro da torcida e uma fábrica de chocolates lançou um produto que até hoje existe, “Diamante Negro”, homenageando o grande craque.
O artilheiro do Campeonato Paulista de 1946 foi Servílio, do Corinthians, com 19 gols.
Clubes de Futebol fundados em 1946
Cinco clubes de futebol foram fundados no Estado de São Paulo, em 1946: o Esporte Clube Rio Branco, de Ibitinga, em 30 de março de 1946, o Grêmio Esportivo Monte Aprazível, de Monte Aprazível, em 26 de abril de 1946, O Clube Atlético União Iracemapolense, de Iracemápolis, em 1° de maio de 1946, o Esporte Clube Corintians, de Presidente Venceslau, em 26 de novembro de 1946, e o Olímpia Futebol Clube, de Olímpia, em 5 de dezembro de 1946. Todos com 71 anos de existência.
Túnel do Tempo: Em 22 de abril de 1911, foi instalado em Mogi Mirim o Ateneu Moura Lacerda, colégio primário e secundário, com internato e externato para ambos os sexos, dirigindo pelo Coronel Francisco Galvão de Moura Lacerda.
Preceitos Bíblicos: “Quero ouvir o que o Senhor vai falar. É a paz que Ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem e a glória habitará em nossa terra. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão. Da terra brotará a fidelidade e a justiça olhará dos altos céus” (Salmo 84).
Legenda da foto: Em 1946, o Mogi Mirim Esporte Clube anunciava a realização de duas partidas contra o Jaguariense F.C. do antigo distrito de Jaguari (hoje, Jaguariúna), com suas equipes de titulares e reservas.