Eis os principais acontecimentos esportivos em Mogi Mirim e Estado de São Paulo, no ano de 1949:
Campeonato Regional de Futebol
Jogando na cidade de Amparo, dia 3 de julho de 1949, contra o Clube Atlético Amparense, o Mogi Mirim empatou por 1×1. Para o Mogi marcou Armandinho e para a Amparense, Nelsinho. O Mogi atuou com Asdrubal, Champra e Roberto; Manduca, Brandão e Iato; Armandinho, Zezinho, Seabra, Neco e Amauri.
Na partida de volta, em 26 de outubro de 1949, o Mogi Mirim E.C. venceu o Atlético de Amparo por 3 a 1, jogando no Estádio Vail Chaves. Marcaram, para o Mogi: Neco, Tião e Armandinho e, para o Atlético Amparense, Bazão. Esse jogo marcou a estreia do goleiro guaçuano Dino Miachon, no Mogi, que jogou com: Dino, Champra e Roberto; Brandão, Manduca e Iato; Mantovani, Tião, Armandinho, Neco e Amauri Bucci.
Novo Treinador
No dia 6 de março de 1949, o Mogi contratou novo técnico de futebol: Hortência, ex-jogador do São Paulo, Ypiranga, América e Botafogo do Rio de Janeiro, e Nacional, do Uruguai.
Mogi x Rio Branco de Itapira
Ainda pelo Campeonato Regional, jogando no Estádio Vail Chaves, em 10 de julho de 1949, o Mogi derrotou o Rio Branco da vizinha cidade de Itapira, por 2×1, gols de Zezinho e Amauri Bucci para o Mogi e Arlindo para o Rio Branco. O Mogi Mirim atuou com sua equipe titular e seus melhores jogadores na partida foram Roberto, Manduca, Neco e Amauri. Foi a estreia do técnico Hortência no comando da equipe.
Cruzada Eucarística Esporte Clube
Em 1949, o padre Alberto Veloni formou e dirigiu um time com os garotos integrantes da Cruzada Católica e que fez sucesso na época, com alguns meninos bons de bola. No dia 3 de julho daquele ano, esse time enfrentou os meninos do Infantil Paulista Futebol Clube. A Cruzada venceu por 10 x 3, marcando para os cruzados Otávio (3), Riberio (3), Dito (3) e Roberto.
Para o Infantil Paulista, Maina (2) e Nivaldo. A Cruzada, entre outros, tinha os então meninos: René André, Bira, Pedro, Otávio, Dito, Roberto, Ribeiro, Lolo, e Roberto Carlos Bataglini. No Infantil Paulista estavam: Nivaldo, Maina, Borges, Reinaldo, Osvaldo, Bento, Nelson e outros. Foram considerados os melhores jogadores dessa partida os meninos Maina, Otávio e Bira (Ubirajara Martinelli).
Campeonato Paulista de 1949
O famoso rolo compressor do São Paulo Futebol Clube conquistou o bicampeonato paulista em 1949, vencendo o Santos na partida final, por 3 a 1, com gols de Friaça (2), Teixeirinha e Alemãozinho, este para o Santos. O São Paulo jogou com: Mário, Savério e Mauro; Bauer, Rui e Noronha; Friaça, Ponce de León, Leônidas, Remo e Teixeirinha. Técnico – Vicente Feóla.
Esse jogo, pela primeira vez no Brasil teve a arbitragem de um estrangeiro, o inglês Godfrey Sunderland. O artilheiro do campeonato foi Friaça do São Paulo, com 24 gols. Outra novidade foi a implantação da Lei de Acesso, com o XV de Piracicaba subindo da 2a Para a 1a Divisão de Futebol.
Novos Clubes e Futebol
Em 1949, foram criados 3 novos clubes no futebol paulista: Em 13 de fevereiro, nasceu o Gália Futebol Clube, da cidade de Gália; em 29 de janeiro, o Esporte Clube XV de Novembro, de Indaiatuba; em 22 de novembro de 1949, o União Possense Futebol Clube, de Santo Antonio de Posse.