A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e a Renovias estão participando da campanha Novembro Azul para a conscientização do público sobre a importância da realização de exames preventivos contra o câncer de próstata.
A concessionária realiza ações para o público interno e externo, com a veiculação de mensagens nos canais de comunicação, como nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) localizados na Rodovia SP-340. A sede da concessionária, em Mogi Mirim, também foi iluminada de azul com o objetivo de lembrar a campanha.
Com a pandemia do coronavírus, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-SP), muitas pessoas deixaram os exames de rotina de lado, postergaram o diagnóstico e até mesmo tratamentos, favorecendo o aparecimento de casos da doença em estágios mais avançados.
Dados do Ministério da Saúde, obtidos pela SBU, revelam redução expressiva de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer em comparação entre 2019 e 2020. O número de consultas urológicas pelo SUS também caiu 33,5%. E as internações de pacientes com o diagnóstico da doença tiveram queda de 15,7%. A instituição alerta ainda que as consultas com urologista, em 2021, também continuam baixas.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos para 2021, porém muitos sequer foram diagnosticados. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), também obtidos pela SBU, mostram que a mortalidade por câncer de próstata aumentou cerca de 10% em cinco anos, subindo de 14.542 (2015) para 16.033 (2019). (Da Redação)