sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoRepresentou Mogi: Rádio Sucata participou da Virada Sustentável de Campinas

Representou Mogi: Rádio Sucata participou da Virada Sustentável de Campinas

Vocês conhecem o grupo Rádio Sucata, de Mogi Mirim? Quem já conhece sabe que o grupo atua como um grande guarda-chuva de projetos, envolvendo desde shows realizados a partir da construção de materiais recicláveis, passando por contação de histórias, oficinas de construção de instrumentos musicais até a produção de espetáculos teatrais. Quem ainda não conhece tem a chance de saber um pouco mais sobre o trabalho a partir de agora e que, inclusive, a Rádio Sucata representou Mogi Mirim na segunda edição do evento chamado Virada Sustentável, promovido no último final de semana em Campinas, nos dias 12, 13 e 14, em vários pontos da cidade, ao mesmo tempo. A Rádio Sucata se apresentou em vários pontos da cidade e com três intervenções: show, contação de histórias e oficina de construção de instrumentos musicais. A Virada Sustentável é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura + Esporte, com realização do Instituto Virada Sustentável e patrocínio máster da WestRock.

Paulo Salmaci, que é o fundador e diretor da Rádio Sucata, explicou que, para participar do evento, ele inscreveu os trabalhos do grupo no edital disponível no site da Virada Sustentável e as propostas acabaram sendo selecionadas. Essa foi a primeira participação do grupo no evento.
“No sábado, nós apresentamos o show Reciclando a MPB, na Lagoa do Taquaral. O show teve duração de uma hora e meia devido ao combinado. No entanto, nós possuímos um repertório para uma hora e meia, com músicas do gênero pertencente à MPB, de artistas consagrados como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Carlinhos Brown. No domingo, apresentamos uma sessão de contação de histórias, com o título Histórias do Outro Lado do Mundo, na Casa do Lago. Foram contadas duas histórias populares internacionais A Panqueca Doce, da Rússia, e O Pote Vazio, da China”.
De acordo com Paulo, as histórias são musicalizadas e existe toda uma conversa com o público sobre os materiais que são construídos e utilizados durante a atividade. Geralmente, a contação tem a duração de 60 minutos.
A última atividade proporcionada pela Rádio Sucata foi a oficina de instrumentos musicais, que são produzidos a partir de materiais, que muitos destinam ao lixo, mas que o grupo transforma em instrumentos. Paulo é precursor desse trabalho em Mogi Mirim e já criou uma série de instrumentos. Produtor das peças, ele também ensina os jovens. A oficina realizada na Virada Sustentável era destinada para crianças, mas qualquer pessoa que tivesse interesse e idade acima de seis anos poderia participar. O fundador e diretor do grupo contou que foram construídos gaita de palito de sorvete, ganzá de potinho de cápsulas de café, castanholas de tampinhas e kazoo de garrafa pet.
“A presença da Rádio Sucata na Virada Sustentável foi muito importante para mim porque significa o resultado de anos de trabalho. A aprovação de nosso trabalho em um evento tão importante nos dá energia e alegria para continuar desenvolvendo nossa arte e cultivar um grupo forte de artistas incríveis. Eu diria que a Virada Sustentável é uma tentativa de trazer algo diferente para os grandes centros urbanos, na tentativa de inspirar as pessoas a utilizar os ambientes públicos, fazendo um melhor uso dos espaços nas cidades”, comentou Paulo.
Além disso, Paulo ressalta que percebe que essa proposta também tem como objetivo incentivar a humanização da sociedade, uma vez que, cada vez mais as pessoas se isolam por conta das tecnologias de comunicação e seus cotidianos atribulados.

 

Crédito das fotos: Oswaldo Riguetti e Wgo Comunicação

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments