Dias. Horas. Minutos. Segundos. O que aconteceu no tempo passado, mesmo que há um segundo, jamais voltará a se repetir. Pode ser que situações parecidas ocorram, mas daquele jeitinho vivenciado, somente na memória. Por isso é que a fotografia tem tanta importância em nossa sociedade, pois é por meio delas que as emoções ficam registradas, os sorrisos gravados, os abraços jamais apagados. A fotografia nos auxilia a voltar em nossa história e a revisitar o tempo que passou, seja há um mês ou há vinte, trinta anos ou mais.
A fotógrafa de Mogi Mirim Mariana Carvalho, de 25 anos, é apaixonada por fotografia desde quando era criança. Com suas irmãs e seus pais Izaira Tadei Franco de Carvalho e José Otávio Franco de Carvalho (in memorian) costumava passar momentos agradáveis, seja observando as fotografias de família, posando ou registrando momentos por meio de seu próprio olhar. E é com essa sensibilidade de perceber o quão a fotografia une, seja para o registro ou para revisitar histórias, que Mariana começou a realizar restauros em fotografias.
Restaurar é realizar um tipo de intervenção que permite que algo fique conservado. Neste caso, Mariana restaura as fotografias antigas. Afinal, não foi da noite para o dia que as imagens passaram a ser digitais e, por isso, muitas famílias guardam caixas e caixas de fotografias ou mesmo álbuns com verdadeiras relíquias, que realmente contam a história e traçam a identidade daquele grupo. No entanto, o tempo passa e com ele as imagens se desgastam, o que é normal. Mas não precisa ser!
A história que levou Mariana a começar a restaurar é especial. Ela contou que seus avós maternos, que são seus xodós, são casados há cerca de 60 anos e que há algum tempo em conversa como avô, que estava doentinho, descobriu que ele pediu sua avó em casamento por meio de uma carta. E não é que a carta existe até hoje? Pois bem, Mariana a restaurou e, junto ao quadro que ela produziu, também incluiu uma fotografia do casamento dos dois, que também passou pela intervenção.
O resultado é claro que foi muita emoção, não só para o casal, mas para toda a família que pôde reviver a linda história de amor que gerou os mais belos frutos. Agora, as visitas que chegam à casa dos avós de Mariana podem se inspirar no lindo romance, de carinho e respeito, como ela contou cheia de doçura nos olhos.
Outro tipo de trabalho que a fotógrafa passou a realizar a partir do contato com os avós foi o restauro e ampliação das imagens que compõem os variados monóculos, que são aqueles objetos pequeninos que contêm uma imagem minúscula dentro. Era bastante usual no passado.
“Minha avó tinha uma caixinha de monóculos, mas teve uma época que eles (avó e avô) não conseguiam mais enxergar. Então, tive a ideia à ampliar e colocar em álbum e foi muito legal presenciar a emoção deles em poder ver de novo aquelas fotos”.
Como as fotografias carregam emoções especiais, muitas pessoas estão procurando Mariana com o objetivo de restaurar as imagens para não perdê-las no tempo ou mesmo presentear seus familiares e amigos. “Cada foto que chega é uma história completamente diferente e muito importante para cada pessoa. Teve uma pessoa que fez para presentear a mãe, que também fez o papel de pai. O moço achou uma foto da mãe de quando era bebê, e que estava até meio apagada, e que achou que sua mãe nem iria se lembrar. Restaurei a imagem e o feedback é que ela (a mãe) ficou muito feliz. É uma alegria que não tem preço”, explicou Mariana, que frisou ainda que os restauros mais solicitados são das tradicionais fotos de casamento, aquelas guardadinhas no álbum há gerações.
Como restaurar
A fotógrafa Mariana Carvalho atende por e-mail, telefone ou sua página no Facebook. O e-mail é [email protected], o telefone é (19) 99167-4238 e sua página nas redes sociais é Mari Carvalho Fotografia.
Além dos restauros, Mariana também faz revelação, ampliação e ainda fotografias de eventos, como casamentos, formaturas, ensaios familiares, em escolas e de moda